Sobre o contexto social da Rússia, anterior à Revolução Bolchevique de 1917, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmações a seguir.
( ) A grande massa da população era camponesa, reflexo das condições econômicas e sociais anteriores, havendo grande concentração de terras nas mãos de poucos.
( ) A industrialização estava restrita a poucas cidades, como Moscou e São Petersburgo, e fora financiada, em grande parte, pelo capital europeu ocidental.
( ) A sociedade russa apresentava uma burguesia forte e organizada, com um projeto revolucionário amadurecido, que defendia, entre outros aspectos, a criação de uma República no lugar do governo czarista.
( ) O proletariado enfrentava péssimas condições de vida nas cidades, fruto dos baixos salários, mas dispunha de um certo grau de organização política, que possibilitava sua mobilização.
( ) Após o fim da servidão, houve uma intensa migração do campo em direção à cidade, contribuindo para o aumento da mão de obra disponível, que seria direcionada, em grande parte, para a indústria.
Respostas
Explicação:
A é verdadeira. A economia russa então era majoritariamente agrária, havendo uma enorme massa de camponeses empobrecidos.
B é verdadeira. Instalaram-se, em especial na segunda metade do Século XIX, algumas iniciativas industriais no país, muitas delas comandadas por alemães, franceses ou ingleses, em algumas poucas cidades.
C é falsa. A burguesia russa era pouco expressiva, sendo a revolução que comandaram (a de Fevereiro) realizada em conjunto com a nobreza, o que revelava o pouco poder político que os burgueses, "inimigos" políticos naturais da nobreza com terras, tinham então.
D é verdadeira, tendo muitos destes operários integrado o Partido Operário Social-Democrata Russo.
E é verdadeira, o que piorou ainda mais as já precárias condições de vida nas cidades russas.
É correta a alternativa C, uma vez que é apenas ela que afirma uma falsidade.