• Matéria: Português
  • Autor: LauraCháboli
  • Perguntado 6 anos atrás

O trecho reproduzido a seguir foi extraído de um livro que aborda a figura do negro no futebol brasileiro. O trecho transcrito traça um paralelo entre dois clubes cariocas do início do século XX: o Bangu e o Andaraí.

Também o Andaraí não era o Bangu. O Bangu, clube da fábrica, o Andaraí, clube de fábrica.

Parece pequena essa diferença de uma letra, entre um de e um a. O Bangu era um prolongamento da Companhia Progresso Industrial do Brasil. A fábrica se disfarçando em clube.

[...]

A Fábrica Cruzeiro, da América Fabril, não querendo se confundir com o clube. Ajudava, interessava-se pela vida dele, mas preferindo não ser a fábrica, tomando a forma de um Afonso Bebiano, de um comendador Alfredo Coelho da Rocha. Não era a fábrica que dava o campo. Era o velho Coelho da Rocha, a pedido de Afonso Bebiano. A fábrica nada tinha a ver com isso, embora fosse dos Bebianos, dos Coelhos da Rocha, dos Mendes Campos.

No texto, ao lado do tema central, ocorre uma digressão gramatical, exemplar para ilustrar um dos papéis do artigo. É correto afirmar que

A- na expressão “clube da fábrica”, o artigo a (de + a) associa o clube especificamente à fábrica que reconhecidamente o tem como seu, sem disfarce.

B-na expressão “clube de fábrica”, a ausência do artigo indica algo indeterminado e não vincula o clube de futebol à fábrica por medo de dar vexame.

C- a diferença marcante entre dois clubes é que um tinha dono; o outro, só cartola corrupto.

D- ambos os clubes eram propriedade de cada uma das fábricas respectivamente; a diferença é que o Bangu, usando a expressão clube da fábrica, discrimina o seu adversário.

E- o Andaraí não podia usar a expressão clube da fábrica porque os Bebianos, os Coelhos da Rocha e os Mendes Campos nada tinham a ver com isso.

Respostas

respondido por: praimos40
22

Resposta:

a

Explicação:

porque um decreto foi feito


kaio0santana: gente vamos uns ajudar os outros tbm estou fazendo
bigoniinacio2005: Seis tem o gabarito de tudo?
bigoniinacio2005: Se tiver chama ai
bigoniinacio2005: 997755883
jonasneto65: tbm preciso desse gabarito
analuizakinaa: rpzd quem tiver o gabarito me manda ai pfvr
analuizakinaa: 982133600
evies7422: vocês tem o gabarito?
simuladoangloo: a - na expressão “clube da fábrica”, o artigo a (de + a) associa o clube especificamente à fábrica que reconhecidamente o tem como seu.
simuladoangloo: Por meio de uma manobra gramatical (presença ou ausência do artigo), fica claro que a expressão “da fábrica” remete a uma fábrica determinada e dada como conhecida; “de fábrica” remete à fábrica em geral. O clube é de uma fábrica, mas não se sabe qual.
respondido por: samaralrocha
1

Resposta:

A

Explicação: o artigo A quando unido ao DE, mostra exatamente o que os "donos" o clube queriam esconder, que por trás do clube e das pessoas que o ajudavam estava a fábrica

Perguntas similares