• Matéria: História
  • Autor: Isa2028
  • Perguntado 6 anos atrás

A xenofobia (termo originado do grego: xénos, que significa "estrangeiro", e phobos, que significa "medo") é um tipo de discriminação social que envolve antipatia, aversão ou mesmo ódio a indivíduos de outros países, regiões ou localidades. Essa discriminação é considerada um crime em diversos países, inclusive no Brasil, de acordo com a Lei nº 7.716, de 05 de janeiro de 1989, que prevê punição para discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Apesar de ser um crime passível de punição penal, é ainda comum a ocorrência de episódios que envolvam esse tipo de discriminação, como fica atestado pela reportagem publicada no site da revista Exame, disposta a seguir.
Disponível em: . Acesso em: 14 mar. 2019.

Considerando a matéria acima e a xenofobia, assinale a afirmativa que melhor define as causas da manifestação desse tipo de preconceito.

A)
Os aspectos sociais envolvidos na prática da xenofobia compreendem um senso de superioridade por parte dos indivíduos xenófobos, além de ações isoladas em função de generalizações promovidas por uma população.

B)
O indivíduo xenófobo não apresenta pleno gozo de suas faculdades mentais, portanto, o seu comportamento caracteriza-se por ser de pessoas com algum tipo de deficiência mental.

C)
A xenofobia, muitas vezes, é algo imperceptível e muito acoplado à pessoa xenófoba, o que leva a debates se esse tipo de preconceito deve ser considerado um crime.

D)
A xenofobia se manifesta quando o indivíduo sente seus direitos pessoais ameaçadas por estrangeiros, o que é um fenômeno normal, dado que é esperado que o indivíduo queira resguardar a integridade e os direitos pessoais.

E)
A influência de instituições na delimitação de fronteiras foi o elemento fundamental para a origem desse preconceito que parte do princípio de que "o indivíduo protege o que é seu”.

Respostas

respondido por: beatrizroger
10

Resposta:

A-Os aspectos sociais envolvidos na prática da xenofobia compreendem um senso de superioridade por parte dos indivíduos xenófobos, além de ações isoladas em função de generalizações promovidas por uma população.

Perguntas similares