como é possível determinar a antiguidade de uma pedra
ME AJUDEM PFV É PRA AMANHÃ
Respostas
Resposta:Para quem está acostumado a medir o tempo em horas, minutos e segundos ou em dias, semanas, meses e anos, raramente séculos, um milhão de anos é algo realmente muito abstrato. Quanto a isso, porém, nada podemos fazer. Essa é a unidade de tempo que se usa em Geocronologia, que é o estudo da idade da Terra e das rochas que formam sua crosta. Assim como o astrônomo está habituado a falar em milhões de quilômetros, o geólogo fala rotineiramente em milhões de anos. E se isso mostra como somos no universo, como um grãozinho de areia num vasto deserto, ótimo! Vamos exercitar nossa humildade e lembrar que nosso planeta é muito maior e mais antigo que nós e que por isso e por ser ele a nossa casa - nossa única casa! - deve merecer todo respeito e cuidado de nossa parte.
Explicação:
Pela presença de fósseis ou pela datava radiométrica
Exemplo
Quando se trata de rochas na geologia a métodos eficazes de se estipular sua idade, por exemplo se você acha um fóssil em uma rocha a idade da Rocha é a idade do fóssil porém esse método pode apresentar divergências ( idade relativa).
A princípios para a datação das rochas vou cita-los.
1. Princípio da superposição.
2. Princípio da horizontalidade original.
3. Princípio da continuidade lateral original.
4. Princípio das relações de interseção.
A identificação da idade da rocha se dá pela compreensão do ambiente onde a rocha se localiza levar em consideração a sobreposição de rochas mais novas, e o devido uso dos princípios citados é fundamental para a datação.
Através do carbono 14
Exemplo
A datação é possível através do carbono 14, na paleantropologia usa-se este composto para identificar a idade dos achados.
Espero ter ajudado. ;)