• Matéria: Administração
  • Autor: marianateles792
  • Perguntado 6 anos atrás

O que foi a reforma protestantecite e explique quatro motivos ou razões Para que acontecesse a reforma protestante ​

Respostas

respondido por: edenbraga1
5

Resposta:

A Reforma Protestante foi um movimento religioso que ocorreu na Europa, no século XVI, gerado por razões políticas e religiosas. O movimento teve como principal líder um monge alemão Martinho Lutero, que por meio de 95 teses fez várias críticas à Igreja Católica e ao Papa.  Naquele período, o principal embate acontecia entre a Igreja e Estado Monárquico. A primeira tese possuía domínio espiritual sobre o povo e detinha um certo controle administrativo dos reinos, que eram desejados pelos reis.  Como forma de garantir o “direito divino dos reis’, os governantes cobiçavam o poder espiritual e ideológico pertencentes à Igreja e ao Papa. Além de desejarem cobrar tributos feudais.  A burguesia também começou a incomodar-se com alguns ideais do catolicismo. Por exemplo, a usura (empréstimos com juros) era considerado um pecado pela Igreja, que também era contra o acúmulo de bens e o lucro.

Quatro motivos ou razões Para que acontecesse a reforma protestante :

- A Reforma ganhou força nos âmbitos econômico e político porque a Igreja incomodou a nobreza: os senhores feudais tinham que pagar tributos que eram controlados pelo papa. A classe burguesa, por sua vez, também apoiava o movimento, pois ele defendia as ideias de prosperidade e acúmulo de capital, fatores importantes naquele período, marcado pela transição do feudalismo para o sistema mercantil.

- A Reforma Protestante também foi apoiada por pensadores e religiosos – incluindo os próprios católicos. Eles identificaram abusos de poder da Igreja Católica, que era fortalecida pelo seu poderio econômico e pela sua influência política e social. Começaram, assim, a questionar a moralidade da Igreja e a pedir mudanças em sua estrutura.

- Apesar de o alemão Lutero ser a principal figura da Reforma, o movimento também ganhou força em outros países europeus. O padre suíço Ulrico Zwinglio, por exemplo, foi um dos membros mais importantes. Além de criticar a venda de indulgências, ele ainda defendia que os cristãos deveriam seguir os ensinamentos da Bíblia sem a interpretação de padres.

- A Igreja Católica perdeu território quando o protestantismo se espalhou pela Europa e incentivou o surgimento de novas crenças cristãs. A religião anglicana foi criada em 1533, pois o rei inglês Henrique 8º desejava se divorciar da mulher – mas o papa não autorizou a separação. Além de fundar outra religião, o monarca confiscou parte das terras e dos bens católicos.

Explicação:

respondido por: vchinchilla22
0

A Reforma Protestante foi um 'movimento religioso' que teve seu início na Alemanha do século XVI, o qual protestava contra as más práticas e abusos que vinham ocorrendo nas igrejas católicas. Os principais reformadores foram Martinho Lutero e João Calvino.

Os principais motivos para acontecer a reforma protestante, são:

  • A corrupção existente e falta de piedade na Igreja Católica.
  • Interesses políticos dos nobres, para se desligar do Papa.
  • Cobrança de impostos de todos seus fiéis.
  • Ignorância do clero, os quais não precisavam de preparação para desempenhar funções religiosas.

Foi a venda de indulgências para financiar a construção da Basílica de São Pedro em Roma que deu início à Reforma Protestante, que acabaria por dividir a cristandade ocidental em duas.

O questionamento de Lutero sobre o poder e eficácia das Indulgências, levou à Reforma e ao nascimento do protestantismo. Logo, o papa  Leão X, declarou Lutero como herege e o excomungou.

Saiba  mais em: https://brainly.com.br/tarefa/28822460

Anexos:
Perguntas similares