• Matéria: História
  • Autor: gabifertig08
  • Perguntado 6 anos atrás

Leia o texto: “A mineração também deixou muitos legados culturais pelas regiões onde se realizou intensa atividade produtiva, como é o caso da região onde hoje se constituiu o município de Mariana. Ainda no período de exploração aurífera do século XVIII, tomou papel como polo de destacada dinâmica e urbanização da América portuguesa, chegando a ser instituída como capital da Capitania de São Paulo e Minas de Ouro em 1709 e se tornar o primeiro núcleo urbano elevado à categoria de cidade de Minas Gerais em 1745”. COSTA, A. V. DA; VIANA, C. K. R.; MARTINS, L. U. S. De sertão inóspito às Minas do Ouro. Memória do Judiciário Mineiro, v. 63, n. 201, p. 17–19, 2012. Em relação a urbanização e o crescimento das cidades é CORRETO:

a)Durante o ciclo da mineração, os portugueses que migravam para a região mineradora estavam efetuando um movimento populacional voluntário, enquanto os africanos escravizados trazidos para a região podem ser considerados como migrantes forçados.

b)Mariana e Vila Rica, duas das principais cidades do ciclo da mineração, estavam a alguns quilômetros de distância, formando uma conurbação mesmo que separadas por uma zona rural montanhosa.

c)O processo de urbanização centrado nas regiões mineradoras ao longo do século XVIII não teve paralelos no Brasil do século XX, caracterizado pela manutenção de uma maioria de população rural.

d)Durante o ciclo da mineração, no século XVIII, as Minas Gerais não funcionaram como polos de atração de imigrantes portugueses, e sim de pessoas que se deslocavam das capitanias da Bahia e do Rio de Janeiro.

f)No século XVIII, enquanto na América Portuguesa ocorria uma urbanização centrada nas Minas Gerais, o país entrava na fase completa da transição demográfica, com baixas taxas de natalidade e mortalidade.

Respostas

respondido por: CHUVISQUINH0
3

Resposta:

que feio Gabrielli aiaiai pedindo cola na prova hummm

Explicação:

Perguntas similares