Respostas
Resposta:
Termômetro Clínico: Este termômetro utiliza o princípio de dilatação de líquidos, principalmente o mercúrio. Opera entre temperaturas de 34°C e 43°C.
Termômetro a álcool: Utiliza o mesmo princípio do anterior, porém opera entre temperaturas de -10°C e 150°C. Normalmente possui um corante vermelho para melhor visualização da escala.
Termômetro de Máxima e de Mínima: Indica a temperatura máxima e a mínima atingidas pelo termômetro desde a última vez que foi ajustado. Normalmente utilizado na meteorologia, e indica a máxima e a mínima temperatura atingida no dia.
Termômetro a gás: Mede a temperatura através da leitura da pressão do gás a volume constante. É utilizado para medir baixas temperaturas. Geralmente é usado gás Hélio, que tem temperatura de condensação de -269°C.
Termômetro de radiação: É utilizado para medir temperatura sem contato com o objeto. Usado em satélites meteorológicos para medir a temperatura da atmosfera, opera em temperaturas entre -50°C e 3000°C. Mede qualquer sistema que emita radiação eletromagnética na forma de luz visível ou radiação infravermelha. Normalmente utilizado para detectar humanos, animais ou qualquer corpo quente em florestas.
Pirômetro Óptico: É um tipo de termômetro de radiação, mas que pode ser utilizado para medir a temperatura de metais incandescentes, fornalhas e até estrelas, pois pode medir temperaturas acima do ponto de fusão dos materiais que o constituem. O valor da temperatura medida é relacionado com a corrente elétrica necessária para gerar uma luminosidade do filamento igual ao sistema em questão.
Termômetro de Lâmina Bimetálica: É constituído por duas lâminas de metais diferentes soldadas que, ao serem aquecidas, dilatam-se. Por serem metais diferentes, um dilata mais que o outro e encurva a lâmina. Opera em temperaturas entre -5°C e 300°C.
Termopar: É composto por dois fios de metais diferentes soldados nas extremidades e, quando aquecidos, produzem uma corrente elétrica que depende da temperatura. Pode operar até uma temperatura de 1800°C.
Explicação: