A BNCC na etapa do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, ao valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil.
Tal articulação precisa prever tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos.
[...]
As experiências das crianças em seu contexto familiar, social e cultural, suas memórias, seu pertencimento a um grupo e sua interação com as mais diversas tecnologias de informação e comunicação são fontes que estimulam sua curiosidade e a formulação de perguntas.
O estímulo ao pensamento criativo, lógico e crítico, por meio da construção e do fortalecimento da capacidade de fazer perguntas e de avaliar respostas, de argumentar, de interagir com diversas produções culturais, de fazer uso de tecnologias de informação e comunicação, possibilita aos alunos ampliar sua compreensão de si mesmos, do mundo natural e social, das relações dos seres humanos entre si e com a natureza.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2016. Disponível em: <.
Utilizando a referência da BNCC e os conhecimentos sobre a Literatura Infantil, depreende-se que:
Alternativa 1:
A literatura infantil é uma ótima ferramenta na formação do aluno, porém seu desenvolvimento acadêmico restringe-se ao universo linguístico, ou seja, a aquisição da gramática.
Alternativa 2:
As experiências como forma de aprendizagem são enaltecidas na Educação Infantil e retomadas na Educação Fundamental e essas práticas estão vinculadas ao campo de conhecimento das ciências naturais.
Alternativa 3:
As experiências como forma de aprendizagem são enaltecidas na Educação Infantil e retomadas na Educação Fundamental e essas práticas estão vinculadas ao campo de conhecimento das ciências naturais.
Alternativa 4:
A comunicação, as tecnologias, o uso da linguagem devem ser práticas evidenciadas na escola pela língua portuguesa, pois é a área do conhecimento que sistematiza e viabiliza o entendimento desses processos e não pela literatura infantil.
Alternativa 5:
Não deve haver vínculos de aprendizagem entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, por isso a leitura literária dos anos iniciais deve contemplar sistematizações e experiências que serão opostas as apresentadas no período educacional posterior.
Respostas
Resposta:
Você reparou que a 2 e a 3 estão repetidas? Estou respondendo o mesmo questionário que você. Eu acho. Acredito que é justamente a correta, ou seja, a 2 e a 3 estão corretas por serem a mesma.
Explicação:
Várias horas de leituras e pesquisa e contextualização.
A alternativa que descreve a BNCC para o Ensino Fundamental e Educação Infantil, é Alternativa 3.
A BNCC na etapa do Ensino Fundamental – Anos Iniciais busca ressaltar algumas diferenças entre a Educação Infantil e Educação Fundamental, principalmente em virtude da diferença entre a maturidade intelectual dos alunos.
Como base, a Educação Infantil estará pautada na experimentação, como também uma forma lúdica para as crianças. Para a Educação Fundamental, a BNCC prevê a importância das diversas áreas do conhecimento a serem consideradas, principalmente dando mais ênfase para as ciências naturais.
Veja mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/39301123