1- Explique a diferença entre hardware e software.
2- O que é uma CPU, GPU e PPU.
3- Descreva as características da memória principal e secundária.
4- O que são dispositivos de entrada, cite 3 exemplos
5-O que são dispositivos de saída, cite 3 exemplos
6-O que é um sistema operacional?
7-Qual a diferença entre um sistema nonotarefa e multitarefa?
8- Qual a diferença entre um sistema nonousuário e multiusuário?
9- O Windows XP e o Linux são sistemas operacionais (nonousuário, multiusuário,
nonotarefa e/ou multitarefa)?
10- Descreva o que é um protocolo de comunicação. k) O que é um endereço IP?
11- O que é um DNS?
12- Quantos números diferentes podem ser representados 9bits?
Respostas
1- O hardware é a parte física de um computador, as peças que o compõem. O monitor, impressora e o mouse são exemplos de hardware. O software diz respeito aos programas que fazem com que a máquina funcione, como os aplicativos e sistemas operacionais.
2- CPU: Central Processing Unit, ou seja, controla tudo, e "consegue" fazer tudo que precise, por ser generalista demais não consegue fazer algumas coisas tão rápidas como componentes específicos, mas ainda assim é o melhor para processar operações aritméticas simples, e a inteligência artificial por ser algo extremamente genérico, é o melhor processador pra rodá-la
GPU: Graphics Processing Unit, ou seja, consegue fazer operações com imagens em velocidades incríveis comparadas com a CPU, desde reproduzir um vídeo (sim, existem opções para usá-la para isso), e principalmente a manipulação de objetos 3D, aplicar a textura numa superfície, arredondá-la, e aplicar efeitos visuais bacanas em cima, só uma GPU pra conseguir fazer isso em tempo que você veja uma animação de verdade na sua tela, e em 3D. Se for feitos tudo isso na CPU vai parecer que você está assistindo a uma história em quadrinhos…
PPU: Phisics Processing Unit, ela é nova porque as coisas na atualidade precisam ser mais reais, e a GPU como disse é boa em lidar com texturas e efeitos em cima das texturas, mas ela não é muito boa pra tratar da física propriamente dita dos objetos que você vê na tela, ela faz parte disso e a CPU faz outra parte na atualidade. Mas se você quer bandeiras tremulando ao vento de forma natural, coisas explodindo em milhares de pedaços, água escorrendo no relevo, enfim coisas que são realmente físicas… Só a PPU pode te ajudar.
3- A memória principal é um depósito temporário de dados e instruções dos programas de computador. A memória principal do computador é volátil, e seu tamanho é limitado pelo custo do hardware. Assim, os usuários necessitam de algum método para armazenar e recuperar informações de modo permanente (a memória secundária).
A memória secundária ou memória de massa é usada para gravar grande quantidade de dados, que não são perdidos com o desligamento do computador, por um período longo de tempo. Exemplos de memória de massa incluem o HD e mídias removíveis como o CD, DVD e pendrive.
4- Microfone, teclado, mouse, scanner, leitor de código de barras, máquina fotográfica digital, webcam, joystick e outros acessórios de jogos.
5- Monitor, caixas de som, impressora e outros.
6- Um sistema operacional (SO) é uma coleção de programas que inicializam o hardware do computador. Fornece rotinas básicas para controle de dispositivos. Fornece gerência, escalonamento e interação de tarefas.
7- Sistemas Monotarefa – São Sistemas Operacionais que não são capazes de realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo.
Ex. MS-DOS.
Sistemas Multitarefas – São Sistemas Operacionais que permite a realização de mais de uma tarefa ao mesmo tempo
Ex. WIndows XP, Vista, Linux etc.
8- Sistema Monotarefas: É um sistema que executa uma tarefa por vez, ou melhor, um programa por vez.
Sistema Multitarefas: É um sistema que executa mais de um programa no mesmo instante.
9-
10- Um Endereço de Protocolo da Internet (Endereço IP), do inglês Internet Protocol address (IP address), é um rótulo numérico atribuído a cada dispositivo (computador, impressora, smartphone etc.) conectado a uma rede de computadores que utiliza o Protocolo de Internet para comunicação.[1] Um endereço IP serve a duas funções principais: identificação de interface de hospedeiro ou de rede e endereçamento de localização.
11- Os servidores DNS (Domain Name System, ou sistema de nomes de domínios) são os responsáveis por localizar e traduzir para números IP os endereços dos sites que digitamos nos navegadores.
12-
Espero ter ajudado❤
Bons estudos :)