Procure a identidade de princípios defendidos por Álvaro Vieira Pinto e Paulo Freire para a Educação de Jovens e Adultos.
O educando adulto é um ser pensante, um homem culto.
Alfabetizar o adulto com métodos voltados às crianças é desconhecer a consciência crítica que cresce no indivíduo; o importante é aprofundar-lhe a consciência crítica em relação à realidade que o cerca.
Alfabetizar o adulto é reverter todo o seu conhecimento do mundo para que ele possa entrar na escola sem nenhum preconceito e outros sentimentos que lhe atrasarão no crescimento escolar. O adulto ainda é ingênuo para poder compreender o que o educador lhe apresenta, mas ficará esperto com o passar do tempo, estudando de forma bem vagarosa e sem esforços que lhe fatiguem, já que ele trabalhou todo dia e chega cansado à escola.
O educador não deve ser o portador da consciência mais avançada de seu meio, mesmo conhecendo a noção crítica de seu papel, isto é, refletir sobre o significado de sua missão profissional, sobre as circunstâncias que a determinam e a influenciam, e sobre as finalidades de sua ação.
O que importa, a nós, como educadores, é ajudar os alunos a ajudar-se a si próprios, ou seja, dar-lhes consciência de que são agentes de sua própria recuperação diante da sociedade, defendendo seus interesses, pontos de vista, seu conhecimento do mundo adquirido pela vida, pelo trabalho, pela experiência.
Assinale a alternativa correta:
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II e V estão corretas.
Apenas as afirmativas I e V estão corretas.
As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas.
Respostas
respondido por:
0
Resposta: c) Apenas as afirmativas I, II e V
Explicação: Pesquisei e tirei 10...
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás