Respostas
Australopithecus: Habitava a África há 4,5 milhões de anos.
Fique tranquilo, eu resolvo.
RESOLUÇÃO SEM ENROLAÇÃO
Australopithecus: Habitava a África há 4,5 milhões de anos. Caminhava de pé (bipedismo), em posição semiereta, tinha dentes molares resistentes e cérebro com volume médio de 570 cm³. Alimentação baseada em vegetais, como gramíneas, raízes, sementes e brotos. Alguns comiam lagartos, ovos e pequenos mamíferos.
Homo habilis: Habitava a África há 2 milhões de anos, contemporâneo do Australopithecus. Se alimentava de vegetais e de um pouco de carne e o volume do cérebro era de 700cm³. Fabricou os primeiros instrumentos de pedra e madeira.
Homo erectus: Habitava a África, Europa e Ásia há 1,7 milhão de anos. Foi a primeira espécie a construir instrumentos de pedra com padrões mais definidos como machados de mão, raspadores e facas, além de utilizar o fogo e caçar de forma organizada. Era onívoro e o volume do cérebro era de 900 cm³.
Homo neanderthalensis: Habitava a Europa, Oriente Próximo e Ásia há 135 mil anos. Fabricou ferramentas de pedra e osso, cuja exigia um perfeito controle das mãos. Realizava rituais de sepultamento, cuidava dos velhos e doentes, tinha uma linguagem falada e era forte e musculoso. Era onívoro e o volume do cérebro era de 1400 cm³.
Homo Sapiens: Habitava a África, Ásia, Europa e migrou para América. Desenvolveu a consciência reflexiva, linguagem falada e escrita, expressão artística e senso de moralidade. Era onívoro e o volume do cérebro era igual ao do Neanderthal. A partir de 10 mil a.C, houve transformações em seu modo de vida como a prática da agricultura, domesticação e criação de animais e organização das primeiras comunidades.
Se consegui sanar sua dúvida completamente, se minha resposta foi útil de verdade, por favor marque-a como a melhor.