Muitas algas, ou ervas marinhas, fazem parte das PANCs (plantas alimentícias não convencionais) e quem está habituado com a culinária japonesa já deve ter provado pelo menos uma, dos 7 tipos de algas comestíveis, como a Nori, aquela que envolve o sushi. Ela pode ser a mais famosa para nós, mas não é a única em sabor e nutrientes. Ao contrário do que se imagina, as algas têm pouco sal, além de serem pobres em calorias e gorduras. Menos de 6% do peso da alga seca é gordura e 50% dessa gordura é ômega 3 e 6. FRANZONI, Michele. Algas na alimentação: tipos, benefícios e como incluir no cardápio.
O texto acima apresenta um equívoco ao classificar as algas como plantas, pois as algas, apesar de apresentarem semelhanças com as plantas, pertencem a um outro reino. Assinale a alternativa que corresponde ao reino em que as algas estão inseridas.
a) Fungi.
b) Protoctista.
c) Monera.
d) Archaea.
e) Animmalia.
Respostas
É comum muitas pessoas se referirem às algas como "plantas", mas essa denominação está equivocada, pois "alga" e "planta" estão classificadas em grupos diferentes e possuem características marcantes que as diferem. Entretanto, é notório que as algas verdes são ancestrais das plantas, mas ainda sim, não são sinônimos.
A qual reino as algas pertencem?
A algas (assim como os protozoários) fazem parte do Reino Protoctista. Entretanto, plantas e algas possuem algumas características que são responsáveis por sua diferença:
- Algas podem ser pluri ou unicelulares (plantas são pluricelulares);
- Algas não possuem caule, folha e suas raízes são diferentes;
- Algas não possuem tecidos complexos e nem vasos condutores (ambos são presentes em plantas);
Deste modo, podemos considerar a alternativa a alternativa "B" como correta, pois ela apresenta o reino em que as algas estão inseridas.
Obs: as plantas estão inseridas no Reino Plantae
Aprofunde seu conhecimento:
Algas e fotossíntese: https://brainly.com.br/tarefa/11854925