• Matéria: Português
  • Autor: bella202021
  • Perguntado 6 anos atrás

Explique a música de Gabriel o Pensador citando os fatos importantes apresentados na composição quanta à educação positivos e negativos. (A música é "estudo errado") Me ajudem, por favor!​

Respostas

respondido por: 1967x
3

Resposta:

Explicação:

Uma das partes mais importantes é quando o "eu lírico" da canção pede que o sistema educacional volte os olhos para os conteúdos e a forma de ensinar, alertando sobre o verdadeiro sentido de forma um aluno, como é possível observar nos versos: "Encarem as crianças com mais seriedade /Pois na escola é onde formamos nossa personalidade".

A linguagem utilizada na música é verbal, pois faz uso das palavras para  transmitir pensamentos, ideias e opiniões.

Nos versos "Não errei nenhuma questão/ Não aprendi nada de bom" e "Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci" o compositor faz uma crítica ao método de ensino "decoreba", que visa apenas a nota do aluno, esquecendo-se que o mais importante é forma um cidadão pensante e bem informado. Além disso, podemos citar o verso "O sistema bota um monte de abobrinha no programa/ Mas pra aprender a ser um ingnorante (...)" o compositor ressalta o papel da TV na construção do pensamento alienado das massas sociais, mostrando que as informações importantes não estão ali. A composição inteira é uma critica ao modelo educacional que visa o "decoreba", invés de ser responsável por uma educação completa, que transforme alunos em cidadãos pensantes. Além disso, ao longo dos versos é possível destacar críticas à corrupção, a falta de informação da massa popular, a maneira que os pais educam os filhos, entre outros.

O compositor refere-se à sociedade em geral, mais precisamente às instituições educacionais e pais, pois é necessário enxergar as crianças como o que realmente são: o futuro do país.

No verso "Não me digam que o Brasil foi descoberto por acaso" o compositor pode estar fazendo uma alusão aos interesses econômicos relacionados à descoberta do Brasil.

No verso "Meu pai nunca tem tempo para nada" o compositor ressalta uma realidade bastante frequente na maioria das famílias, que é a da figura do pai ausente.

A música por sí só é uma arte caracterizada por sons e silêncio, e neste caso, trás também assuntos contemporâneos e se aproxima ainda mais da sociedade como forma de manifestação cultural.

quero a melhor resposta

látex

Perguntas similares