Hoje considerado um vinho sofisticado e de alto valor, o champanhe francês era descartado quando ficava borbulhante demais, pois estourava as garrafas. Esse problema atacava a bebida na primavera, pois com o calor os microrganismos ressuscitavam e o vinho engarrafado voltava a fermentar, criando os gases e a espuma característica. O monge Pierre Pérignon (1648-1715) resolveu colocar o vinho em garrafas resistentes à pressão do gás. Sucesso! A partir dessas informações podemos concluir que o:
A
champanhe surgiu devido a problemas na fermentação do suco de uva, sob determinadas condições, e das experiências de Pérignon.
B
champanhe foi criado com a mistura de vários tipos de vinhas, o que gerou uma bebida gaseificada.
C
monge Pérignon foi o primeiro a identificar o problema ocorrido durante a fermentação do suco de uva.
D
único país do mundo que apresenta as características citadas é a França, por isso esse vinho custa tão caro.
Respostas
Resposta:
A
Explicação:
PLURALL
Resposta:
A
Explicação:
O texto explica que o champanhe surgiu devido a problemas na fermentação do vinho nas garrafas da região de Champagne (França) e que as experiências de Pérignon foram essenciais para o sucesso comercial do
produto.
As demais estão erradas, pois:
b) O champanhe não foi criado com a mistura de vários tipos de vinhas e não foram essas misturas que resultam em gaseificação.
c) O monge Pierre Pérignon não foi o primeiro a identificar o problema ocorrido durante a fermentação do suco de uva, mas sim o que deu uma solução ao problema e comercializou o produto.
d) A França não é o único país do mundo que apresenta as características citadas. Há muitos países e regiões do mundo que hoje produzem vinhos gaseificados naturalmente, usando o mesmo método.