(UNIFESP – SP) [...] não era a falta de mecanização [na Grécia e em Roma] que tornava indispensável o recurso à escravidão; ocorrera exatamente o contrário: a presença maciça da escravidão determinou a “estagnação tecnológica” greco-romana. Aldo Schiavone. Uma história rompida: Roma antiga e ocidente moderno. São Paulo: Edusp, 2005. A escravidão na Grécia e na Roma antigas A baseava-se em características raciais dos trabalhadores. B expandia-se nos períodos de conquistas e domínio de outros povos. C dependia da tolerância e da passividade dos escravos. D foi abolida nas cidades democráticas. E restringia-se às atividades domésticas e urbanas
Respostas
respondido por:
120
Resposta:
B
Explicação:
B) expandia-se nos períodos de conquistas e domínio de outros povos
cyrlean:
obg
respondido por:
25
É correta a alternativa B, tendo o modelo da escravidão antiga, diferente daquele que foi praticado nas Américas, por exemplo, se fundamentado na conquista de outros povos e não em critérios raciais.
Para os gregos e para os romanos, a escravidão de um povo vencido em uma guerra era vista como "coisa natural", sendo a escravidão dos nativos o modo como estes povos efetivamente tomavam o controle daquele território. Depois de um determinado período havia a possibilidade da substituição da escravidão, por um povo já "pacificado", pela servidão, colonato ou outro tipo de trabalho livre.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/22775727
Anexos:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás