(É URGENTE É PARA AMANHÃ (2/6)) O que é o mito? Quais são suas bases? Como analisar a passagem da consciência mítica para a filosófica? Como surge a filosofia? Que diferença marca essa passagem? Quais condições históricas permitiram o nascimento da filosofia na Grécia Antiga? Explique com suas palavras de que forma isso foi positivo.
Respostas
Resposta:
mito é uma narrativa de símbolos, uma irrealidade, que evolui com as condições históricas.
Narra o ressurgimento e a destruição da humanidade. A mitologia entre os povos antigos ou primitivos era uma forma de situar o mundo isto é, de encontrar o seu lugar entre os demais seres do mundo.
Os primeiro filósofos, os pré-socráticos, começaram a examinar e problematizar os mitos. Tem início a ruptura entre mito e filosofia, onde no primeiro a verdade é dada, pronta, já no segundo ela é procurada.
várias, porém em primeiro lugar as viagens marítimas levam os gregos aos estremos do mundo antigo, chegando a regiões nas quais deveriam habitar deuses e seres extraordinários.
foi positiva de forma que ajudou no crescimento e desenvolvimento da história, do mundo, quanto de forma pensante, filosófica, quanto Histórica