os dois textos apresentam a mesma forma poética, o soneto. Como ocorre, Em ambos, a composição métrica e a organização de suas rimas?
Respostas
Resposta:
Ambos os poemas são compostos por quatro estrofes, dois quartetos e dois tercetos. Eles são metricamente decassílabos, com rimas perfeitas, ricas, graves e intercaladas, seguindo esquema ABBA.
Explicação:
2 Estrofes do primeiro poema:
Lei/a a/ pos/te/ri/da/de, ó/ pá/trio/ Ri/o, — Decassílabo; A
Em/ meus/ ver/sos/ teu/ no/me/ ce/le/bra/do; — Decassílabo; B
Por/ que/ ve/jas/ uma/ ho/ra/ des/per/ta/do — Decassílabo; B
O/ so/no/ vil/ do es/que/ci/men/to/ fri/o: — Decassílabo; A
Não/ vês/ nas/ tu/as/ mar/gens/ o/ som/bri/o, — Decassílabo; A
Fres/co as/sen/to/ de um/ á/la/mo/ co/pa/do; — Decassílabo; B
Não/ vês/ nin/fa/ can/tar,/ pas/tar/ o/ ga/do — Decassílabo; B
Na/ tar/de/ cla/ra/ do/ cal/mo/so es/ti/o. — Decassílabo; A
1 Estrofe do segundo poema:
Mu/sas,/ ca/no/ras/ mu/sas,/ es/te/ can/to — Decassílabo; A
Vós/ me ins/pi/ras/tes,/ vós/ meu/ ten/ro a/len/to — Decassílabo; B
Er/gues/tes/ bran/da/men/te à/que/le as/sen/to — Decassílabo; B
Que/ tan/to, ó/ mu/sas,/ pre/zo, a/do/ro/ tan/to. — Decassílabo; A