1) Em grego, a palavra “mesopotâmia” significa “entre rios”. Esse nome foi dado pelos antigos gregos ao território situado entre os rios Tigre e Eufrates, onde hoje estão localizados o Iraque e o Kuwait. É uma área de montanhas e desertos, que tem um clima quente e seco na maior parte do ano. Por isso, há registros em bom estado de conservação que datam do Neolítico. Alguns deles tratam da construção de sistemas de canais para conduzir as águas dos rios rumo às terras mais distantes e áridas.
a) Identifique a importância dos rios para os povos que viveram naquela região.
Respostas
Resposta:
Os mesopotâmicos eram considerados como uma sociedade hidráulica, pois desenvolveram a agricultura irrigada por meio de canais. Os rios eram muito importantes porque além de garantirem a água pra consumo da população, eram utilizados para a pesca e como meio de transporte. Nos períodos de cheia fertilizavam as margens, favorecendo a agricultura.
Os rios Tigre e Eufrates foram importantes porque permitiam a prática da agricultura e da criação de gado na região, por conta disso as primeiras cidades da Mesopotâmia surgiram ao redor desses rios, permitindo a fixação do homem em um único lugar - isso representou a transição do modo de vida nômade para o sedentário. Além disso, esses rios foram uma importante rota comercial para os povos que lá se estabeleceram, além de fornecer proteção contra invasões.