A análise da qualidade textual perpassa a análise de alguns critérios referentes à coesão e à coerência. Dentre tais critérios, encontra-se a repetição que pode ser materializada como sendo
A)
a progressão das ideias que garante a não repetição indefinida de informações.
B)
a utilização de elementos que não podem contradizer as ideias apresentadas em um dado texto.
C)
a retomada de elementos por meio do uso de pronomes ou palavras e expressões equivalentes e sinônimas.
D)
a relação de conceitos e fatos materializados em um determinado texto.
E)
a sequência ordenada das ideias que constituem a composição de todo e qualquer texto.
Respostas
Resposta:
B) a utilização de elementos que não podem contradizer as ideias apresentadas em um dado texto.
Explicação:
A coesão é o mecanismo relacionado com elementos que asseguram a ligação entre palavras e frases, de modo a interligar as diferentes partes de um texto. A coerência, por sua vez, é responsável por estabelecer a ligação lógica entre ideias, para que, juntas, elas garantam que o texto tenha sentido.
Para que a coerência textual ocorra é necessário que não haja contradições lógicas dentro do texto apresentado, logo a resposta é a alternativa B.
Coesão textual tem relação com as regras gramaticais que regem a língua. Um texto coeso faz bom uso da gramática e não se equivoca em seus aspectos.
Já a coerência textual tem haver com clareza que um texto possui para que sua mensagem seja compreendida. Quando se escreve um texto, evita-se repetição em prol de uma fluidez, entretanto, quando ela acontece, ela se vale de elementos que não contradizem a ideia presente no texto, uma vez que isso faria ele perder sentido lógico.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/21995038