Descreva as principais ameaças sofridas por cada um dos biomas abaixo:
a) Floresta Amazônica e Mata Atlântica
b) Pampas e Cerrado
c) Caatinga
d) Pantanal
Respostas
Resposta:
Amazônia: A Floresta Equatorial brasileira ocupa cerca da metade do território do Brasil e está concentrada nas regiões Norte e em parte da região Centro-Oeste. Esse bioma é muito influenciado pelo clima equatorial, que se caracteriza pela baixa amplitude térmica e grande umidade, proveniente da evapotranspiração dos rios e das árvores. A sua flora é constituída por uma vegetação florestal muito rica e densa e apresenta espécies de diferentes tamanhos – algumas podem alcançar até 50 metros de altura – com folhas largas e grandes, que não caem no outono. A fauna também é muito diversificada, composta por insetos, que estão presentes em todos os estratos da floresta, uma infinidade de espécies de aves, macacos, jabutis, antas, pacas, onças e outros
.amazonas:Há outros tipos de ameaças à conservação da Amazônia, além do desmatamento, ocorrem em pequena escala e em áreas de várzea da região – como a extração inadequada de madeira e o manejo inapropriado de recursos pesqueiros –, que podem gerar transformações tão importantes na floresta nas próximas décadas como as queimadas.
.atlântica:Para a fauna, um número elevado de espécies ameaçadas de extinção, sendo a fragmentação deste ecossistema, uma das principais causas. A fragmentação do habitat de algumas espécies, principalmente de mamíferos de médio e grande porte, faz com que as populações remanescentes, em geral, estejam subdivididas e representadas por um número consideravelmente pequeno de indivíduos.
Apesar de toda a destruição que o ecossistema vem sofrendo, aproximadamente 100 milhões de brasileiros dependem desta floresta para a produção de água, manutenção do equilíbrio climático e controle da erosão e enchentes.
=pampas e cerrado: .cerrado: A atividade garimpeira, por exemplo, intensa na região, contaminou os rios de mercúrio e contribuiu para seu assoreamento. A mineração favoreceu o desgaste e a erosão dos solos, a pecuária extensiva, as monoculturas e a abertura de estradas destruíram boa parte do cerrado.
.pampas: a agropecuária tem bastante força, o que vem provocando problemas ambientais, como a erosão do solo. é ocupado por áreas rurais: valor relativamente pequeno, se comparado aos outros biomas. Entretanto, os Pampas é o que possui menor porcentagem territorial destinada à conservação e um dos menos estudados.da bacia pantaneira corre riscos ambientais considerados médios ou altos. as principais ameaças à bacia do rio Paraguai: Desmatamento e manejo inadequado de terras para agropecuária, ambos causadores de erosões e sedimentação de rios.
=pantanal:No Pantanal, os principais impactos ambientais podem ser enumerados a partir dos seguintes fatores:
Pecuária extensiva – Emulação com a fauna nativa.
Pesca predatória e caça ao jacaré – redução das reservas pesqueiras e possibilidade de extinção de algumas espécies de animais.
Garimpo de ouro e pedras preciosas – Processo de erosão, contaminação dos rios.
Turismo e migração desordenada e predatória – Fogos na região, causando a morte das aves.
Aproveitamento dos cerrados - A má administração das lavouras causa grandes erosões no solo e a utilização de biocidas e fertilizantes contamina os rios.
Plantio de cana-de-açúcar - Provoca dano à preservação ambiental, trazendo grandes perigos para a contaminação de rios.