1- EM QUE PERÍODO HISTÓRICO FOI UTILIZADA AS EXPRESSÕES “SUBDESENVOLVIMENTO “ E “TERCEIRO MUNDO” ? QUAL O CONCEITO DESSAS EXPRESSÕES?
2- POR QUE NA ATUALIDADE É INVIÁVEL QUALQUER TENTATIVA DE AGRUPAR OS MAIS DE 200 PAÍSES DO MUNDO EM TRÊS CATEGORIAS?
3- CITE AS CAUSAS DAS DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA.
4- COM A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E ÁSIA, NASCERAM VÁRIOS PAÍSES INDEPENDENTES. QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DESSES NOVAS NAÇÕES? 5L
5- DE ACORDO COM ESTASTÍSTICAS E AVALIAÇÕES DA ONU E BANCO MUNDIAL, COMO É O PADRÃO DE VIDA DOS POVOS SUBDESENVOLVIDOS?
6- ESSES PAÍSE, HOJE CHAMADOS “EM DESENVOLVIMENTO” , ALÉM DE APRESENTAREM PROFUNDAS DESIGUALDADES SOCIAIS, NÃO CONSEGUIRAM DIVERSIFICAR SUA ECONOMIA. EXPLIQUE.
7- DESCREVA O CONCEITO DE “PAISES EMERGENTES”.
8- CITE O NOME DOS PAÍSES
EMERGENTES.
9- CITE AS CARACTERÍSTICAS DOS “DOS PAÍSES MENOS DESENVOLVIDOS” DE ACORDO COM A ONU.
10- DESCREVA O CONCEITO DE “ECONOMIAS EM TRANSIÇÃO
Respostas
1- O subdesenvolvimento é um termo criado após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) para definir a situação econômica e social dos países pobres.
O Terceiro Mundo foi uma expressão criada para definir os países que possuem economia subdesenvolvida ou em desenvolvimento, geralmente nações localizadas na América Latina, África e Ásia. As nações, deixando muitas delas marginalizadas no cenário mundial. Esse método de análise foi usado entre os anos 1945e 1990.
2- Os países desenvolvidos apresentam um padrão de consumo em grande escala. Seus habitantes são diariamente influenciados por inúmeras campanhas publicitárias, onde o pensamento consumista é alimentado. Quanto maior a demanda, maior produção mais industrias surgirão, agravando vários problemas ambientais, sociais e estruturais
3- • Enfraquecimento da Europa após a Segunda Guerra Mundial;
• Crise de 1929 acentuou a crise europeia pós-Primeira Guerra Mundial;
• Agravamento das condições de vida dos colonos;
• Greves e revoltas contra as metrópoles europeias;
• Total declínio da Europa após a Segunda Guerra Mundial;
• Carta da ONU – autodeterminação dos povos;
• Influências entre EUA e URSS em dominar as novas nações
4- Altas taxas de natalidade e de mortalidade, baixa expectativa de vida, subnutrição, analfabetismo e muitos outros associados à pobreza extrema.
5- Segundo as estatísticas e avaliações sempre demonstram que a maioria dos povos que habitam essas ex-colônias tem um padrão de vida muito inferior ao considerado mínimo em termos de alimentação, moradia, saneamento básico, saúde, educação e trabalho.
6- São países que têm apenas um tipo de renda e que é necessário importar diversos produtos para que sua população possa viver.
7- Países que estão em rápido processo de crescimento econômico e industrialização, que avançam da condição de países em desenvolvimento para a de países desenvolvidos.
8- Argentina, Brasil, Cingapura, Chile, Coreia do Sul, Malásia, México, Peru, Tailândia e Taiwan.
9- Apresentam graves problemas socioeconômicos e os piores índices de desenvolvimento humano; são os mais vulneráveis, os mais pobres do mundo.
10- São países que eram socialistas e que estão entrando no mercado capitalista.