1. Apresentar para sua seção o que são plantas medicinais.
2. Explicar se as plantas medicinais podem ser usadas de maneira indiscriminada e quais seus efeitos nesse caso.
3. Conhecer e apresentar para sua seção o nome do medicamento feito exclusivamente de derivados vegetais; de que
forma ele é obtido e como deve ser produzido.
Respostas
1 - Plantas medicinais são todas aquelas que trazem consigo princípios ativos e benefícios à saúde e beleza do corpo. São utilizadas na indústria farmacêutica e cosmética na produção de remédios e produtos para o corpo, além do uso doméstico, com receitas e infusões caseiras. essas plantas simbolizam a única forma de tratamento de determinadas patologias. Estima-se que aproximadamente 80% da população do planeta já tenha feito uso de algum vegetal para aliviar sintomas de alguma doença.
2 - Não se pode utilizar as plantas medicinais indiscriminadamente, pois há riscos a serem considerados. Em casos extremos, pode até ocorrer envenenamento”.
Por exemplo, em função da semelhança das folhas, pode haver confusão entre a identificação da erva-doce (Pimpinella anisum) com a Conium maculatum, que é uma planta mortal, conhecida popularmente como cicuta, as plantas também podem produzir substâncias que causam problemas se manuseadas ou preparadas de maneira incorreta. “É importante evitar consumir qualquer planta desconhecida e não acreditar em propagandas ou informações falsas, que prometem a cura de doenças baseada na ingestão de chás. Estas infusões são produtos tradicionais fitoterápicos e não são reconhecidos como medicamentos pela Anvisa”.
3 - Os medicamentos fitoterápicos são definidos pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) como aqueles que são obtidos a partir de derivados vegetais e que os riscos, os mecanismos de ação e onde agem no nosso corpo são conhecidos. Esses medicamentos são feitos exclusivamente de matéria-prima vegetal. É importante destacar que não é considerado um fitoterápico aquele medicamento que contém substâncias ativas isoladas, bem como sua associação com extratos vegetais.