03) O Estado tem sido definido como um conjunto de instituições políticas, jurídicas e administrativas com jurisdição sobre a população de um país. Hegel sugeria que o estado seria uma criação racional, representando a “coletividade social”. Essa concepção foi rejeitada por Marx e Engels, que concebiam o Estado como: *
a) Como curador da sociedade, ou seja, aquele que zela pelos interesses de outra pessoa ou instituição.
b) Um instrumento que molda a sociedade; ele existe antes da sociedade, ou seja, ele é não histórico, transcende a sociedade.
c) Um instrumento capaz de manter a ordem natural da sociedade, colaborando para o bem comum de diferentes classes sociais.
d) Um instrumento essencial de dominação popular, estando acima dos conflitos de classe, com interesses legítimos de dominação comum.
e) Um instrumento que serve aos interesses da classe dominante em qualquer sociedade. Não é o Estado que molda a sociedade, mas a sociedade que molda o Estado pelo modo de produção.
Respostas
Resposta:
Alternativa E
Explicação:
Marx e Engels viam o estado como uma ferramenta de dominação da classe dominante, um sistema que deveria ruir para a instauração da ditadura do proletariado.
A alternativa correta é a letra (E).
Letra E: Um instrumento que serve aos interesses da classe dominante em qualquer sociedade. Não é o Estado que molda a sociedade, mas a sociedade que molda o Estado pelo modo de produção.
Ambos autores acreditavam que o Socialismo seria determinante para o Estado tomar posse dos meios de produção e promover a distribuição igualitária dos bens de consumo para a população. Desse modo, o Estado é visto como um agente necessário para a dominação das classes mais ricas (membros da burguesia).
Por fim, com base nesse raciocínio marxista, os trabalhadores (que pertencem às classes mais pobres) não seriam mais explorados e mal remunerados.
Sonhe, mas trabalhe duro!