Respostas
Resposta:
G-7 é a definição do grupo formado pelos 7 países mais industrializados do mundo (em geral mais potentes) são eles : Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido
Explicação:
Resposta e explicação:
Blocos econômicos
É comum que algumas nacionalidades geográfica ou economicamente próximas se unam para defender seus produtos e sua economia em detrimento de outras nações.
A grosso modo, blocos econômicos são tratos de negócios entre países para que juntos fiquem mais fortes que outros países.
2) G7 e G8:
G7 era um grupo econômico formado pelos países Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.
No ano de 1998, a Rússia também entrou no acordo com os 7 países. Assim, ele mudou seu nome para G8.
Hoje, o G8 é um dos blocos econômicos , se não o, mais fortes do mundo contendo as maiores potências mundiais exceto pela China.
Origem :
A necessidade de discutir temas de economia num ambiente mais informal nasceu nos anos 70 quando os presidentes dos cinco países mais ricos começaram a se encontrar.
Após a crise do petróleo de 1973, o presidente francês Valéry Giscard d'Estaing (1926- ) sugeriu que os presidentes das sete nações mais ricas do mundo se reunissem uma vez ao ano para discutir temas econômicos.
A primeira reunião foi realizada em 1975, na França, com os seis países mais industrializados do mundo.
Depois desta, a conferência do ano seguinte incorporou o Canadá. Somente em 1997, a Rússia foi admitida, transformando o grupo no G8 e também foi incluída a União Europeia.
A Rússia, porém, foi expulsa em 2014, por causa da anexação da Crimeia.
Em suma, os representantes desses países possuem uma visão do liberal da economia e ditam o ritmo e o rumo da economia dos demais países do mundo.
Objetivos :
As conferências do G7 são preparadas ao longo do ano pelos assessores dos ministérios de Economia, chamados de “sherpas”.
Cada ano, o país que detém a presidência do grupo organiza a reunião. Atualmente, são debatidos não só temas econômicos, mas questões como o terrorismo, a crise migratória, o aquecimento global, etc.
As reuniões do G7 são sempre acompanhadas de intensos protestos antiglobalização, pois os manifestantes consideram que este grupo impõe sua visão econômica aos países menos desenvolvidos.
Espero ter ajudado!!
Bons estudos!!