• Matéria: ENEM
  • Autor: jvictor83
  • Perguntado 6 anos atrás

É, portanto, evidente que toda Cidade está na natureza e que o homem é naturalmente feito para a sociedade política. Aquele que – por sua natureza, e não por obra do acaso – existisse sem nenhuma pátria seria um indivíduo detestável. Assim, o homem é um animal cívico.

ARISTÓTELES. A Política. São Paulo: Martins Fontes, 2006 (adaptado).

Ao discorrer sobre a formação das primeiras Cidades, Aristóteles apresenta como fundamento a

a) atração entre seres humanos de sexos opostos.
b) inclinação natural do homem para a vida social.
c) necessidade de sobrevivência diante dos perigos da natureza.
d) possibilidade de produzir mais riquezas por meio do acúmulo de forças.
e) identificação cultural entre pessoas que viviam em determinadas regiões.​


cintiachalegra: letra d

Respostas

respondido por: ProjetoPolímata
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O conceito de animal político de Aristóteles faz referência a inclinação natural que que todo ser humano tem para viver em sociedade. O homem por natureza vive em grupos.

É possível que um homem não viva em sociedade?

Conforme o próprio texto do enunciado, Aristóteles diz que sim, porém que ele seria um individuo detestável, ou um deus ou uma besta. Uma característica essencial da humanidade é justamente a sua sociabilidade. A participação humana na vida social é a grande regra, a não participação é uma exceção.

Portanto, Aristóteles apresenta como fundamento a:

b) inclinação natural do homem para a vida social.

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