• Matéria: História
  • Autor: Jamiz01
  • Perguntado 6 anos atrás

Por que os padres e monges reformistas foram chamados de "protestantes"?

Respostas

respondido por: henrribergsonf
5

Resposta:

Reforma Protestante é o nome dado ao movimento reformista que surgiu no cristianismo no século XVI. Esse movimento iniciou-se a partir de Martinho Lutero, um monge católico que estava insatisfeito com algumas práticas e questões teológicas defendidas pela Igreja Católica. A atuação de Lutero teve como ponto de partida a divulgação das 95 teses, que rapidamente espalharam-se pela Europa e deram origem ao reformismo no seio da Igreja Católica. Da atuação de Lutero, surgiu o protestantismo.

Origem

Descontente com algumas imoralidades e com os abusos cometidos pela igreja católica, Martinho Lutero, um monge agostiniano e professor de teologia, voltou-se contra os dogmas do catolicismo românico por meio da publicação das suas 95 teses que contestavam a ideia de que o perdão poderia ser adquirido através da comercialização de indulgências, praticado pelo frade dominicano Johann Tetzel.

Lutero foi apoiado por vários religiosos e governantes europeus provocando uma revolução religiosa, iniciada no Sacro Império, estendendo-se pela Suíça, França, Países Baixos, Inglaterra, Escandinávia e algumas partes do Leste europeu, principalmente os Países Bálticos e a Hungria. A resposta da Igreja Católica Romana foi o movimento conhecido como Contrarreforma ou Reforma Católica, iniciada no Concílio de Trento.

espero ter ajudado!!!

respondido por: dudaperoni
2

Resposta:

Pois eles protestavam contra a igreja.

Explicação:

Perguntas similares