Respostas
Resposta:
Agricultura alternativa é um conjunto de práticas e técnicas de cultivo da terra que, diferente da agricultura tradicional, tem como objetivos o desenvolvimento sustentável e a produção de gêneros agrícolas sem qualquer contaminação por agrotóxicos ou pesticidas.
Agroecologia
A agricultura ecológica (ou agroecologia) se diferencia dos outros tipos por considerar que as plantações são ecossistemas nos quais os processos também ocorrem em suas formas naturais. Dessa forma, respeita-se e mantém-se o que a natureza oferta ao longo de todo o processo de produção.
O objetivo é entender a forma, a dinâmica e a função das relações estabelecidas entre os organismos vivos e não vivos e sua interação. Também é considerada a relação com o homem, sua cultura, seus hábitos e suas tradições.
A intenção é equilibrar o agroecossistema como um todo — e não só maximizar a produção individual. Há, portanto, a necessidade de dar uma maior importância ao conhecimento e as relações existentes entre os elementos do ecossistema.
A essência da agroecologia está ligada à aplicação de conceitos e princípios de diferentes áreas (como ecologia, agronomia, sociologia e antropologia, dentre outras) no manejo de agroecossistemas. São apresentadas opções sustentáveis para que a terra continue sempre produtiva com o passar do tempo.
Com a compreensão dos processos e das relações, os agrossistemas podem produzir melhor com o mínimo de insumos externos e impactos ambientais ou sociais. Portanto, a produção agropecuária, a conservação ambiental e o compromisso social da agricultura quanto aos produtores e consumidores, bem como a sustentabilidade ecológica dos sistemas de produção, são incorporados pela agroecologia.
Gostou de saber mais sobre os diferentes tipos de agricultura? Aproveite e compartilhe este post nas redes sociais. Temos certeza de que seus amigos também vão gostar de ficar por dentro do assunto!
Explicação: