• Matéria: História
  • Autor: bequinhamagalhaes201
  • Perguntado 6 anos atrás

1)Podemos afirmar que a Revolução Francesa foi um processo puramente político? Justifique
sua resposta.​

Respostas

respondido por: ericribeiro229
14

Resposta:  A Revolução Francesa é o nome dado ao ciclo revolucionário que aconteceu na França entre 1789 e 1799 que marcou o fim do absolutismo nesse país. Essa revolução, além de seu caráter burguês, teve uma grande participação popular e atingiu um alto grau de radicalismo, uma vez que a situação do povo francês era precária em virtude da crise que o país enfrentava.

A Revolução Francesa foi um marco na história da humanidade, porque inaugurou um processo que levou à universalização dos direitos sociais e das liberdades individuais a partir da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Essa revolução também abriu caminho para a consolidação de um sistema republicano pautado pela representatividade popular, hoje chamado de democracia representativa. A Revolução Francesa só foi possível graças à popularização dos ideais do Iluminismo.

Explicação: espero ter ajudado

respondido por: AnthonioJorge
9

A Revolução Francesa foi um processo com consequências políticas, mas, em sua essência, foi um processo filosófico.

O famoso texto "o que é o esclarecimento?", de Kant, é uma obra fundamental para compreender o iluminismo, corrente filosófica em que se baseou a Revolução Francesa que, por sua vez, dissolveu o Antigo Regime.

O movimento iluminista lançava críticas diretas ao absolutismo do Antigo Regime. Os nobres, para o Iluminismo, eram os que defendiam a organização de sociedades aristocráticas, não democráticas.  

O Iluminismo foi tão importante para a Revolução Francesa pois estimulou a confiança nas ideias de igualdade, independência, racionalismo e liberdade contra a disciplina, a hierarquia, a autoridade e a desigualdade representadas pelo Antigo Regime.

O Iluminismo apostava que uso crítico e construtivo da razão humana geraria o progresso da humanidade ao libertar o mundo da magia, dos dogmas metafísicos, dos preconceitos morais, das superstições religiosas e das desumanas e da tirania política.

Ironicamente, a Revolução que teoricamente se inicia com imensa confiança na razão como motor para se alcançar uma República virtuosa acabou, após as guilhotinas e o terror de Robespierre, gerando um reino de medo e, posteriormente, um império despótico comandado por Napoleão.

Saiba mais sobre o Iluminismo em: brainly.com.br/tarefa/7012623

Anexos:
Perguntas similares