Respostas
Resposta:
O sentido da existência por Schopenhauer
O filósofo alemão Arthur Schopenhauer é conhecido por suas ideias pessimistas, em que relaciona a “vontade” como a raiz do mundo e da conduta humana; ao mesmo tempo, em que é a fonte de todos os sofrimentos.
Em outras palavras, para ele “Viver é sofrer”.
Mas, apesar de todo seu profundo realismo-pessimista, a filosofia de Schopenhauer aponta algumas alternativas, como é apresentado neste vídeo do The School of Life, que resume a sua ideia mais poderosa: a vontade de viver, esse impulso que nos leva a apreciar, sentir prazer, se apaixonar, desejar, realizar… essa força que nos mantém vivos, mas que paradoxalmente temos que conter, colocar limites ou até mesmo ignorar.
A filosofia de Schopenhauer é uma grande lição sobre a vida, especialmente com a observação sobre as ilusões que nos cercam, como acreditar que viemos ao mundo para ser feliz, para ter o reconhecimento dos outros ou para acumular riqueza.
Com certa proximidade ao budismo, Schopenhauer nos convida a se livrar desses fantasmas, limpar a neblina que engana a nossa visão e construir nós mesmos o sentido de nossa própria existência, encontrando o caminho para a libertação na contemplação artística e na paz de espírito.
Explicação: