Analise as afirmativas e selecione a(s) correta(s):
(01) A translação da Terra ocorre em 365 dias e 6 horas. Essa fração de 6 horas determina, a cada quatro anos, a formação do ano bissexto, no qual o mês de fevereiro tem 29 dias.
(02) Durante os equinócios de verão, no hemisfério sul, os dias são mais longos e as noites mais curtas. No equinócio de inverno ocorre a inversão da duração dos dias, sendo mais curto e as noites mais longas.
(04) Solstícios correspondem ao início do verão e do inverno e os equinócios ao início da primavera e do outono.
(08) Solstício corresponde às épocas do ano em que os hemisférios Norte e Sul são igualmente iluminados. Ocorrem nos dias 21 de março e 23 de setembro.
Respostas
Resposta:
Alternativas 4, 8
Explicação:
Solstício
O solstício representa o posicionamento do Sol em seu limite máximo, isto é, o Sol estará em seu auge ao norte ou ao sul. Essa maior declinação do Sol em relação à Linha do Equador tem como consequência a maior iluminação de um dos hemisférios. Esse fenômeno ocorre em dois momentos do ano, em junho e em dezembro.
Quando a incidência solar é maior em um dos hemisférios, ocorre o solstício de verão. Já quando a incidência solar é menor em um dos hemisférios, ocorre o solstício de inverno. O solstício de verão é caracterizado por ter os dias mais longos do que as noites. No solstício de inverno, as noites são mais longas do que os dias.
Nos dias 21 de março e 23 de setembro (início da primavera ou outono nos hemisférios), o planeta passa a receber raios solares de forma perpendicular na Linha do Equador. Com isso, dias e noites passam a ter praticamente a mesma duração.