A indústria cultural tem como mercadoria os símbolos que em grande parte slo inseridos no imagini
das pessoas como demonstração de poder e destaque social. A representação de personagens
influencia ideias e comportamentos de sujeitos que buscam nestes uma representatividade.
Deste modo:
A). quais são os padrões reforçados por estas imagens?
b) estes padrões podem influenciar ou influenciaram comportamentos? Como?
C) as pessoas que não estão de acordo com esta estética são tratadas de maneira diferenciada? Por que?
Respostas
Resposta:
A). O padrão do homem forte, viril e destemido com seu corpo cheio de músculos. E o da mulher linda, delicada, com cabelos bem cuidados e corpo em forma.
b). Modelos de beleza estética (e cultural) sempre marcaram presença em várias sociedades e civilizações de diferentes épocas. Neste caso, os modelos da imagem (já ultrapassados) refletem a estética mais valorizada ao fim do século XX. Tendo influenciado padrões de beleza no mundo todo gerando transtornos por vaidade excessiva como depressão síndromes do pânico, o que é conhecido também por transtorno dismórfico corporal, que é, na verdade, um transtorno obsessivo compulsivo (TOC) com ‘ares contemporâneos’. São os transtornos que geram uma distorção na imagem corporal e também uma mudança severa no regime alimentar – como a anorexia, vigorexia, bulimia e ortorexia.
C). De modo geral quanto mais as pessoas se distanciam destes padrões, maior será seu desprestígio pelo valor social que é empregado a esta estética pelos meios da cultura hegemônica (superior).