POR FAVOR!!! ME AJUDEM!!! 25 PONTOS!!
A instituição social é uma estrutura social relativamente permanente e marcada por padrões de comportamentos delimitado por normas e valores específicos, sendo marcada por finalidades próprias, além de uma estrutura unificada (LAKATOS, 2010). Sobre as Instituições a seguir assinale sua classificação .
Instituições Sociais Instituições de Reinserção Instituições Totais
Governo
Prisão
Escola
Faculdade
Manicômios
Família
Igreja
Seminários
Educandários
Quartéis
Centro Socioeducativos
Estado
Governo
Prisão
Escola
Faculdade
Manicômios
Família
Igreja
Seminários
Educandários
Quartéis
Centro Socioeducativos
Estado
Respostas
Instituição Social
Por Cristiano das Neves Bodart
A “Instituição Social” é uma forma de organização da sociedade. Como exemplo, podemos citar a família, o Estado, a Escola, as ONGs e a denominação religiosa.
A instituição social é uma estrutura social relativamente permanente e marcada por padrões de comportamentos delimitado por normas e valores específicos, sendo marcada por finalidades próprias, além de uma estrutura unificada (LAKATOS, 2010).
Tomemos como exemplo as denominações religiosas. Por denominação religiosa entendemos as instituições praticantes de uma religião. O cristianismo é uma religião, já a Igreja Católica Apostólica Romana é uma das denominações religiosas dessa religião. Poderíamos citar como denominação religiosa a Igreja Universal do Reino de Deus, a Assembleia de Deus, a Igreja Presbiteriana do Brasil, etc.
No caso das denominações religiosas, sua estrutura é marcada por uma hierarquia específica (por exemplo, Pastor, diácono, obreiro, membro, etc.), normas de conduta (por exemplo, não usar determinados objetos ou vestimentas), crenças (por exemplo, crer na Trindade) e valores próprios (não matarás, não cobiçar a mulher do próximo).
Todas as Instituições Sociais têm função (meta, objetivo ou propósito) e estrutura. A função é o elemento agregador, enquanto que a estrutura é o elemento organizador, possibilitador da convivência social.
As instituições podem ser de origem espontânea (família) ou criadas (denominação religiosa). Existem basicamente dois tipos de Instituições Sociais, quanto a sua forma de atuação:
1. Regulativas e; 2. Operativas:
As Instituições Regulativas, como sugere o nome, tem por característica de atuação a regulação. Aqui se enquadra a denominação religiosa, a escola e a família. As instituições operativas caracteriza-se pela atuação operativa, como por exemplo o os órgãos públicos de operação, como o Departamento de cobrança de Impostos.
Governo:
Prisão:
Escola:
Faculdade:
Manicômios:
Família:
Igreja:
Seminários:
Educandários:
Quartéis:
Centro Socioeducativos:
Estado:
Governo:
Prisão:
Escola:
Faculdade:
Manicômios:
Família:
Igreja:
Seminários:
Educandários:
Quartéis:
Centro Socioeducativos:
Estado>