Respostas
Resposta:
1°
A democratização da cultura na sociedade brasileira
Democratizar a cultura é dar condições para que todas as pessoas possam ter acesso aos bens culturais e, dessa forma, exercer sua cidadania e construir sua identidade cultural. Os fatores que dificultam a inclusão cultural são a distância dos centros culturais, dificuldade financeira, falta de tempo, desinteresse da população, entre outros. O governo pode estimular a população, tanto para que ela acesse os bens culturais quanto para que ela entenda sua importância.
2° cultura pode ser definida como o conjunto de crenças, costumes, gastronomia, tradições, leis, linguagem, expressões artística, musical e literária de um povo. Ela é importante na luta contra a discriminação, na preservação da memória e formação crítica dos cidadãos. Por sua importância, é papel de todos preservá-la e direito da população ter acesso aos bens culturais, por condições asseguradas pelo Estado.
Hoje, os agentes culturais têm criticado o atual governo pela extinção do Ministério da Cultura, diminuição do orçamento da Lei Rouanet, de incentivo a cultura brasileira, e as ameaças à Agência Nacional do Cinema (Ancine), que tem como objetivo fomentar, regular e fiscalizar a indústria audiovisual no Brasil.