• Matéria: Artes
  • Autor: raissakramer15
  • Perguntado 6 anos atrás

Quais os Aspectos políticos e sociais durante a renascença europeia?


raissakramer15: Tem como fazer um resumo disso pra mim entender melhor?
profyasmin: ok!
profyasmin: esse esta bom?
raissakramer15: Ainda não está, eu preciso somente dos aspectos e não da história entende?
profyasmin: ok perdão vou tentar
profyasmin: ve esse se nn for me desculpe!

Respostas

respondido por: profyasmin
1

Resposta:

• Valorização da Antiguidade Clássica: os artistas do renascimento buscavam inspiração nos valores estéticos do período clássico greco-romano. Eles consideravam que as obras criadas durante a Roma Antiga tinham valores superiores aos criados na época Medieval. Passaram a utilizar técnicas do classicismo e por isso o renascimento é considerado uma segunda fase da Arte Clássica.  

• Humanismo: o homem tornava-se o centro do mundo. O teocentrismo dava lugar ao antropocentrismo e, assim, as obras renascentistas passavam a valoriza o ser humano. As situações do cotidiano eram representadas, os traços e formas humanas ganharam destaque. No campo filosófico, as obras tomaram um caráter mais crítico e propunha a uso da razão e da ciência.

• Racionalismo: todo pensamento do período tinha como base os conhecimentos científicos desenvolvidos na época. O racionalismo foi, então, a principal característica do renascimento. A razão tornava-se o contraponto da fé. A defesa de um argumento por meio de explicação racional e experiência empírica eram valorizadas. O racionalismo não aceitava argumentos não científicos, de fontes sobrenaturais ou vindas da Igreja Católica. O racionalismo foi influenciado pelo conhecimento científico e ao mesmo tempo o ajudava a se desenvolver. A expansão da valorização da experiência científica, o pensamento lógico e racional colaborou para a grande mudança de mentalidade da época.  

• Individualismo: o humanismo, o antropocentrismo e o cientificismo permitiram criar esta outra característica do renascimento. Os argumentos religiosos eram renegados e o homem começava a seguir suas próprias emoções, tornando-se crítico e o responsável pelos próprios atos. A busca pelos prazeres (hedonismo) ganhava destaque no individualismo. Essa característica foi essencial para conquistar a burguesia. Os interesses individualistas colaboraram para que esta classe social financiasse os diversos artistas e cientistas que apareceram na época.  

• Universalismo: os artistas e cientistas da época se lançavam na busca do conhecimento Universal. A educação ganhou, assim, grande contribuição do período. Da Vinci era um polímata que desenvolvia pesquisas em diversos campos científicos e os utilizavam em suas obras artísticas. O período também promoveu a expansão de escolas e Universidades e ingresso de disciplinas direcionadas a humanidades nos cursos.

• Cientificismo: o período também foi marcado pela recusa das explicações religiosas e busca de respostas racionais e baseadas em experimentações. O método científico criado por Galileu Galilei e as inovações fundamentaram as ciências modernas e contribuíram paras descobertas em diversos campos do saber.  

Explicação:

Perguntas similares