Henry Etzkovitz foi o primeiro pesquisador a propor, na década de 90, um modelo para explicar as relações entre as empresas, governo e academia (universidade) que foi denominado tripla hélice. Este modelo buscava explicar o processo de transformar o conhecimento científico em inovação tecnológica. Este modelo foi baseado em observações realizadas durante anos nos mais importantes pólos e parques tecnológicos do mundo, tais como o MIT (Massachusetts Institute of Technology).
Com base no modelo da Tripla Hélice, marque dentre as opções abaixo as que corroboram para o seu funcionamento.
I. A inovação tecnológica só é possível quando o conhecimento adquirido nas universidades é direcionado para atender as demandas econômicas e sociais.
II. Políticas públicas acabam demandando inovações tecnológicas para buscar o desenvolvimento do potencial de setores e regiões.
III. Apesar da academia estar bem próxima das empresas, o governo possui poucas políticas ativas e integradoras para inovação.
I, II e III.
II e III, apenas.
I, apenas.
I e II, apenas.
I, apenas.
Respostas
Resposta:
Resposta Correta:
I e II, apenas.
Explicação:
Feedback da resposta:
Parabéns, resposta correta! O modelo da tripla hélice pode explicar muitas formas de interação entre os atores em questão. Além disso, dependendo da região do mundo em que se encontra, cada um desses atores pode ser o direcionador principal para este processo ocorrer.
As universidades são instituições de pesquisa e ensino, elas precisam estar próximas das empresas e do governo, é dessa forma que as inovações podem ser produzidas e chegar ao mercado (alternativa D).
As empresas aplicam esses novos conhecimentos no mercado, gerando valor para a empresa, para a sociedade e para os seus funcionários, além de gerar arrecadação para os governos.
Existem sim políticas ativas, poucas, mas as que existem são ótimas para o processo de inovação no mercado, o negócio é que o mercado brasileiro em si é complicado.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/41211086