Preciso de ajuda aguem sabe? VALENDO 13PONTOS
O tipo de ligação química que ocorre entre dois átomos de cloro para formar a molécula do Cl2 é:
A
a) covalente polar.
B
b) covalente dativa.
C
c) eletrovalente.
D
d) covalente apolar.
Respostas
A ligação existente entre átomo iguais é sempre covalente apolar.
Explicação:
É covalente porque não existe a possibilidade de um átomo doar elétrons para o outro, já que eles são iguais e precisam do mesmo número de eletrons, e é apolar porque a carga formal (eletronegatividade) dos dois átomos é igual. Quando não há diferença de cargas formais (momento de dipolo) entre os átomos, a ligação é sempre apolar.
LIGAÇÃO COVALENTE SIMPLES
Neste tipo de ligação os átomos do elemento compartilham apenas um elétron. Como exemplo, podemos citar o gás cloro Cl2, no qual os dois átomos de cloro realizam o compartilhamento de um elétron para alcançar assim a estabilidade química.
LIGAÇÃO COVALENTE DUPLA
Já na dupla há dois elétrons sendo compartilhados entre os átomos da ligação. De exemplo podemos citar o gás estufa dióxido de carbono CO2 em que cada átomo de oxigênio divide dois elétrons com o átomo de carbono.
LIGAÇÃO COVALENTE TRIPLA
Seguindo a mesma linha de raciocínio, a ligação tripla é caracterizada pelo compartilhamento de três elétrons entre os átomos. Um bom exemplo é o gás nitrogênio N2, no qual cada átomo de nitrogênio compartilha três elétrons com o outro, possibilitando assim a molécula alcançar a estabilidade química.
LIGAÇÃO COVALENTE DATIVA
Também conhecida por ligação coordenada, na ligação dativa, além de ocorrer o compartilhamento de elétrons, essa partilha é realizada na camada de valência.
Além disso, quando há pares eletrônicos disponíveis, é realizada a “doação” do par para o outro átomo da ligação. Como exemplo, podemos destacar o monóxido de carbono CO, molécula essa que apenas consegue se tornar estável por meio da ligação dativa.
LIGAÇÃO COVALENTE POLAR
A ligação entre dois átomos é polar quando há dois elementos com eletronegatividades diferentes, sendo assim, nessa ocasião os elétrons não são compartilhados de uma forma igual, já que o átomo com maior eletronegatividade terá mais força para atrair os elétrons que estão sendo compartilhados.
Um bom exemplo de ligação covalente polar é a molécula de HCl. Nesse caso, o átomo de cloro, por ter maior eletronegatividade que o átomo de hidrogênio, atrai com mais força o elétron que está sendo compartilhado, dando origem, assim, a um pólo negativo (consequentemente criando um outro positivo) na ligação