1)No século XIV as coleções privadas (organizadas por príncipes no contexto dos descobrimentos marítimos) reuniam objetos como manuscritos, livros, mapas, porcelanas, instrumentos óticos, astronômicos e musicais, moedas, armas, especiarias. Um século depois, a prática de colecionar se tornou usual na Europa e as coleções passaram a ser enriquecidas a partir da reunião de objetos da civilização grega e romana. Além dessas coleções, proliferaram os Gabinetes de Curiosidades e as coleções científicas, muitas chamadas de museus, em referência ao templo grego.
Acerca dos Gabinetes de Curiosidades, analise as afirmativas a seguir:
I- Os Gabinetes de Curiosidades eram conhecidos também como Quarto das Maravilhas.
II- Os Gabinetes de Curiosidades eram os lugares onde se depositavam uma multiplicidade de coleções de objetos exóticos em arranjos quase sempre caóticos dos três ramos da biologia da época: animal, vegetal e mineral.
III- De forma geral, eram exposições privadas de curiosidades adquiridas em viagens realizadas pela monarquia.
IV- Alguns dos objetos expostos nesses Gabinetes de Curiosidades foram transferidos para os museus de arte e de história natural que começavam a ser criados.
Agora, assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
Alternativas:
a)Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
b)Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
c)Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
d)Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
e)Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
2)Além das mudanças ocasionadas por conta da produção industrial em série, o século XIX - século das luzes - foi marcado por um saber enciclopédico que se refletiu nas Exposições Universais. Os museus que neste contexto surgiam, possuíam nos seus acervos, além das antiguidades nacionais, objetos advindos do colonialismo europeu: expedições científicas percorriam os territórios colonizados, com o objetivo de estudar seus recursos naturais e sua gente, e de formar coleções referentes à botânica, mineralogia, etnografia e arqueologia que seriam enviadas para os principais museus europeus (JULIÃO, 2001). Em contraponto, no final do século começaram a surgir os museus etnográficos, responsáveis, em grande medida pelas transformações do século XX.
Acerca dos Museus Etnográficos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) Os Museu etnográficos são considerados por Claude Lévi-Strauss, como espaços singulares e privilegiados para a pesquisa antropológica.
( ) Lévi-Strauss configurava os museus etnográficos no contexto de uma pedagogia de laboratório, voltados não somente para a coleta e acondicionamento de material etnográfico, mas, sobretudo, como um espaço de estudos sistemáticos de sociedades tradicionais.
( ) Nos Museu etnográficos circulam atores que fazem referência a personagens da época e interagem com os visitantes, fazendo uma encenação do passado.
( ) Um exemplo de museu etnográfico no Brasil é o Museu Goeldi, fundado em 1861 em Belém, no estado do Pará.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)V – F – V – F.
b)V – V – F – V.
c)V – V – V – V.
d)F – V – F – V.
e)F – F – V – F.
3)As exposições têm o "enfoque na comunicação do conteúdo e nos mecanismos de informação para ampliação do espaço de troca e possível interação do visitante com o espetáculo museológico" (ENNES, 2003, p.7).
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I- Uma exposição é um texto a ser lido que demanda do espectador a energia para decifrá-lo.
PORQUE
II- As exposições devem ser compreendidas e identificadas como "diretamente relacionadas com o processo de produção de ideias/imaginários e bens sociais reconhecidos pela sua materialidade".
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)As asserções I e II são proposições falsas.
4)São objetos que não tem utilidade prática/funcional mas que possuem um valor simbólico muito forte. Por exemplo: a primeira lâmpada elétrica acesa no Brasil. Ela não funciona mais e não tem utilidade prática alguma, no entanto, ela se reveste de um sentido simbólico forte: representa o progresso, tecnologia, ciência. Os museus são lugares por excelência onde se guardam e se expõe esse tipo de objeto.
Assinale a alternativa que indica o conceito discutido no texto:
Alternativas:
a)Relíquia.
b)Semióforos.
c)Artefato.
d)Objeto folclórico.
e) Acervo.
Respostas
Resposta:
1. D
2. B
3. A
4. B
Explicação:
Corrigido pelo AVA
No século XIV, as coleções particulares de arte começaram a reunir objetos como manuscritos, livros, mapas, porcelanas, óticas, astronomia e instrumentos musicais, moedas, armas e especiarias. Essa pratica se tornou comum na Europa e se intensificou depois das escavações das civilizações Grega e Romana.
1. Alternativa D) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Os Gabinetes de Curiosidades eram conhecidos também como Quarto das Maravilhas.
2. Alternativa B) V – V – F – V.
Os Museu etnográficos são considerados por Claude Lévi-Strauss, como espaços singulares e privilegiados para a pesquisa antropológica.
3. Alternativa A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Uma exposição é um texto a ser lido que demanda do espectador a energia para decifrá-lo.
4. Alternativa B) Semióforos. São objetos que não tem utilidade prática/funcional mas que possuem um valor simbólico muito forte.
Coleções Privadas de Arte
1. Alternativa D) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Os Gabinetes de Curiosidades eram conhecidos também como Quarto das Maravilhas.
Eram os lugares onde se depositavam uma multiplicidade de coleções de objetos exóticos em arranjos quase sempre caóticos dos três ramos da biologia da época: animal, vegetal e mineral.
Alguns dos objetos expostos nesses Gabinetes de Curiosidades foram transferidos para os museus de arte e de história natural que começavam a ser criados.
2. Alternativa B) V – V – F – V.
Os Museu etnográficos são considerados por Claude Lévi-Strauss, como espaços singulares e privilegiados para a pesquisa antropológica. Lévi-Strauss configurava os museus etnográficos no contexto de uma pedagogia de laboratório, voltados não somente para a coleta e acondicionamento de material etnográfico, mas, sobretudo, como um espaço de estudos sistemáticos de sociedades tradicionais. Um exemplo de museu etnográfico no Brasil é o Museu Goeldi, fundado em 1861 em Belém, no estado do Pará.
3. Alternativa A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Uma exposição é um texto a ser lido que demanda do espectador a energia para decifrá-lo. As exposições devem ser compreendidas e identificadas como "diretamente relacionadas com o processo de produção de ideias/imaginários e bens sociais reconhecidos pela sua materialidade"
4. Alternativa B) Semióforos. São objetos que não tem utilidade prática/funcional mas que possuem um valor simbólico muito forte.
Leia mais sobre Coleções de Arte aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/19689426
#SPJ2