A elasticidade reflete o grau de reação ou sensibilidade de uma variável quando ocorrem alterações em outra variável, coeteris paribus. Sabe-se que um aumento de 5% no preço de refrigerantes pode causar uma redução de 10% em sua quantidade demandada (VASCONCELOS; GARCIA, 2009). Nesse sentido, a elasticidade da demanda é a variação percentual na quantidade demandada dividida pela variação percentual no preço. Desta forma, a elasticidade preço da demanda deste produto pode ser classificada como:

Demanda unitária.
Demanda inelástica.
Demanda elástica.
Demanda perfeitamente elástica.
Demanda elasticidade de renda.






Respostas

respondido por: avneraires
0
Boa tarde,

A elasticidade-preço da demanda determina a sensibilidade da demanda a uma determinada variação de preço, ou seja, o quanto a demanda é afetada por uma variação do preço do produto.

O cálculo da Elasticidade é dado por:

Elasticidade = Variação da demanda / variação do preço.

Quando o resultado da fórmula for maior do que 1, dizemos que a Demanda é Elástica, ou seja, o produto tem muita sensibilidade ao preço, e uma alteração no preço causaria uma variação ainda maior na demanda. Quando o resultado der menor que 1, ocorre o contrário, chamamos de Demanda Inelástica, uma variação no preço causa uma variação menor na demanda. Quando o resultado for igual a 1, a Demanda é Unitária, a variação do preço causará uma variação igual na demanda. Esses são os 3 casos comuns de elasticidade.

No caso da questão, aplicando os valores na fórmula, temos:

Elasticidade = -10 / 5 = -2

Portanto a demanda nesse caso é elástica. uma variação no preço causará uma variação ainda maior na quantidade demandada.

Obs: O sinal negativo usado na fórmula apenas indica que preço e quantidade demandada variam em sentidos opostos



Perguntas similares