Segundo Martins (2006), as equipes podem ter diferentes formatos para o gerenciamento de projetos, dependendo do tamanho do projeto e da maturidade das empresas, contudo, existem três estruturas organizacionais clássicas, podendo sofrer variações.
Em relação às estruturas organizacionais, observe:
I - As equipes são formadas em funções primárias, exemplo: engenharia, marketing, finanças entre outros. São impulsionadas pela função e são geridas pelo gerente funcional. Este modelo, geralmente, não é indicado para gestão de projetos por ser um modelo que oferece a gestão que favorece a competência técnica. Para dar certo, o modelo deveria ser gerenciado por alguém subordinado ao executivo-chefe e com poder sobre os gerentes funcionais.
II – Caracteriza-se por trabalhar com outros dois modelos de estruturas, elas podem assumir três versões diferentes: funcional, matriz de projeto e matriz balanceada, Na matriz funcional, o gerente funcional exerce uma maior influência sobre o projeto que o gerente de projetos. Neste caso, a qualidade é mais importante que o prazo ou o custo. O modelo de matriz de projeto é similar ao de força tarefa. Utilizando dos membros subordinados a gerentes funcionais de outras áreas. O cronograma e os custos são fortemente enfatizados. A matriz balanceada distribui o poder de decisão de forma igual para o gerente de projetos e o gerente funcional. As decisões são negociadas entre as metas de prazo, custo e qualidade.
As afirmações apresentadas correspondem respectivamente a:
Escolha uma:
a. Modelo funcional e Modelo força tarefa.
b. Modelo matricial e Modelo força tarefa.
c. Modelo matriz de projeto e matriz balanceada.
d. Modelo funcional e Modelo matricial.
e. Modelo força tarefa e matriz balanceada.
Resposta: d. Modelo funcional e Modelo matricial. Correto
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
d- funcional e matricial
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás