Para o educador recifense Paulo Freire há duas definições de educação: uma geral e outra específica. Em sua definição geral, Paulo Freire define que a educação é uma concepção filosófica e/ou científica acerca do conhecimento colocada em prática. Em sua definição específica, a educação é o processo constante de criação do conhecimento e de busca da transformação-reinvenção da realidade pela ação-reflexão humana.
(COSTA, José J. S. "A educação segundo Paulo Freire: uma primeira análise filosófica." Theoria - Revista Eletrônica de Filosofia da Faculdade Católica de Pouso Alegre. Volume VII. Número 18, Ano 2015.)
Em sua obra, Paulo Freire defende uma educação libertadora, problematizadora e conscientizadora, em oposição ao que ele chama de “educação bancária”. Assinale a alternativa que conceitua corretamente a educação bancária denunciada por Freire.
A)
A educação bancária diz respeito à educação realizada com os alunos sentados em bancos.
B)
A educação bancária ensina os alunos a pensar, a problematizar e a se conscientizar sobre o mundo em que vivem.
C)
Na educação bancária, o educador se porta como detentor do saber, e deposita-o no educando, como em um banco.
D)
A educação bancária é aquela que cria todas as possibilidades para a produção ou a construção do conhecimento por parte dos alunos através da ação e da reflexão.
E)
A educação bancária é aquela que atende aos interesses das instituições bancárias e financeiras.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
C)
Na educação bancária, o educador se porta como detentor do saber, e deposita-o no educando, como em um banco.
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás