Respostas
Resposta:
Revolta da Armada
A Revolta Armada (1891-1894), ocorrida no Rio de Janeiro foi uma rebelião armada (daí surge seu nome) da marinha do Brasil, os quais bombardearam a capital por meio dos navios de guerra da marinha, os chamados “encouraçados” (Aquidaban, Javary, Sete de Setembro, Cruzador República, Cruzador Tamandaré, cruzador Trajano, Orion, corveta Amazonas, canhoneira Marajó, dentre outros). Para os historiadores a revolta da armada começou com a renúncia de Deodoro da Fonseca, em 1891, e por isso, é dividida em dois momentos, a saber:
Primeira Revolta da Armada: no governo de Deodoro da Fonseca, primeiro presidente do país.
Segunda Revolta da Armada: no governo de Floriano Peixoto, segundo presidente do país que assume a presidência após a renúncia de Deodoro.
Principais Objetivos
Note que o objetivo principal da revolta da armada, consistia em igualar os direitos e salários do exército e da marinha, uma vez que a “República da Espada” (1889-1894) representou o governo de dois militares: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. Assim, a marinha, insatisfeita, declara a revolta, sendo seus principais líderes: Saldanha da Gama e Custódio de Melo. Além disso, os opositores lutavam pelo retorno à monarquia
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO!!!!