Respostas
Resposta:
Modelo de mosaico fluido é um modelo de membrana celular.
Nesse modelo temos que os lipídios de membrana que formam a membrana celular são moveis, e podem se mover tanto transversalmente quanto lateralmente.
Nesse modelo os lipídios se movem para manter a permeabilidade e a forma da membrana, e também para permitir a entrada de diversas substâncias, ou a saída das mesmas para fora da célula, assim como as glicoproteínas de membrana.
Tive que edita a resposta
A COVID-19 é uma doença respiratória causada pelo vírus SARS-CoV-2 e apresenta como principais sintomas febre, tosse seca e dificuldade respiratória. Essa doença pode iniciar como um simples resfriado, mas pode se agravar e levar à morte. Os primeiros casos surgiram na China, no final de 2019. Em seguida, espalhou-se para diversos outros países, o que levou a Organização Mundial de Saúde a decretar, no dia 11 de março de 2020, estado de pandemia.
Essa doença é transmitida, principalmente, de uma pessoa para outra por meio das gotículas respiratórias. Além disso, ao tossir ou espirrar, o doente pode contaminar objetos. Uma pessoa pode infectar-se ao tocar objetos contaminados e levar a mão à boca, nariz e olhos sem antes higienizá-la. Dentre as medidas para prevenir o contágio e evitar a disseminação da doença, podemos citar a importância de se higienizar a mão frequentemente com água e sabão ou álcool em gel 70%, além de evitar aglomerações.
O diagnóstico da COVID-19 é feito pela realização de exames laboratoriais utilizando material respiratório coletado do paciente. São coletadas duas amostras, mediante suspeita da doença.
Até o momento não existe um tratamento específico para a COVID-19, sendo realizado apenas o tratamento dos sintomas. No entanto, é recomendado que os casos graves sejam encaminhados para hospitais de referência para que haja o isolamento do paciente e o seu tratamento, que consiste basicamente na manutenção do funcionamento do organismo, incluindo o suporte respiratório. Os casos leves são aconselhados a manter alguns cuidados domiciliares, como repouso e hidratação, e são acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS)
Vale salientar que algumas pessoas podem ser assintomáticas, ou seja, estarem infectadas, mas não desenvolverem sintomas. Outras, no entanto, podem ter a doença de maneira grave. Essa última situação ocorre, principalmente, em pessoas idosas e naquelas que possuem outros problemas de saúde,
Resposta: Resumindo, o modelo do mosaico fluido possui esse nome devido à movimentação das proteínas e fosfolipídios presentes na membrana de uma célula.
Explicação:
Neste exercício, será explicado o modelo do mosaico fluido. Para isso, será definido o que é a membrana plasmática.
A membrana plasmática é uma membrana que envolve uma célula e apresenta constituição lipoproteica (formada por lipídios e proteínas). Quando vista em microscópio eletrônico, apresenta duas camadas escuras com uma camada clara entre elas.
Em 1972, Singer e Nicolson propuseram um modelo para explicar a estrutura dessa membrana. Esse modelo, aceito até hoje, recebeu o nome de modelo do mosaico fluido.
Segundo os autores, essa membrana é formada por uma bicamada fosfolipídica onde as proteínas se distribuem. Os fosfolipídios que formam a membrana apresentam duas regiões distintas: uma cabeça polar (hidrofílica) e uma cauda apolar (hidrofóbica).
Eles organizam-se de modo que sua cabeça fique voltada para a superfície aquosa e as caudas para o interior da dupla camada. Os fosfolipídios mantêm-se em constante movimento, sem perder o contato uns com os outros. As proteínas também se movem, conferindo um grande dinamismo a essa membrana.
Graças a essa constante movimentação das proteínas e fosfolipídios, diferentes mosaicos surgem. Daí vem o nome de mosaico fluido.