Quando se fala em psicologia da educação, uma imagem comum à qual ela é associada é, talvez, a análise da mente das crianças em fase escolar, por vezes deitadas em um divã. Essa imagem tem embasamento no famoso método psicanalítico de Sigmund Freud (1856-1939) porque, de fato, a psicanálise já muito utilizou muito divãs e alguns terapeutas ainda o usam. Essa imagem da psicologia educacional está: A) Equivocada, uma vez que psicologia e psicanálise são a mesma coisa, apesar de usarem métodos diferentes na avaliação das crianças. B) Correta, pois psicologia e psicanálise usam métodos diferentes apesar de serem nomes diferentes para a mesma ciência. C) Equivocada, pois, enquanto a psicanálise constitui-se uma teoria e um método terapêutico, a psicologia é uma ciência muito mais ampla. D) Correta, pois psicologia e psicanálise são, em suma, a mesma ciência, utilizando-se apenas de métodos diferentes. E) Equivocada, pois a psicanálise usa abordagens psicodinâmicas enquanto a psicologia usa a abordagem freudiana.
Respostas
Resposta:
Letra C
Explicação:
A quem diga que a psicanalise é uma pseudociência, mas associa-la a psicologia infantil é totalmente equivocado, mesmo que a psicologia infantil usa da psicoterapia.
E a pergunta está incoerente, pois no enunciado fala sobre associar a cena famosa do Freud na psicologia infantil, e nas alternativas fala sobre comparar os métodos.
A imagem que identifica a Psicologia da Educação como uma ciência em que crianças deitam-se em divãs é errônea, já que este é o conceito da psicanálise, enquanto a Psicologia é mais complexa (Alternativa C).
Aspectos da Psicologia da Educação
A Psicologia da Educação é uma importante área da Psicologia, a qual está alinhada com a capacidade de se desenvolver entendimento sobre o comportamento das crianças e jovens.
Embora não seja associada à imagens como pessoas em divãs (Psicanálise), envolve um conjunto de métodos que visa esclarecer possíveis dificuldades de aprendizagem.
Mais sobre Psicologia da Educação: brainly.com.br/tarefa/51237687
#SPJ2
c) Equivocada, pois, enquanto a psicanálise constitui-se uma teoria e um método terapêutico, a psicologia é uma ciência muito mais ampla.