Dor do lado
Uma das principais inimigas dos corredores, a dor aguda que aparece embaixo da costela, conhecida como dor desviada, dor do lado, dor de atleta, dor do baço entre outros nomes, costuma deixar muitos corredores com cara feia por causa do incômodo que causa. Quando o esforço físico é maior do que a capacidade do coração de aspirar todo o retorno do sangue venoso ao coração, gera, assim, um excesso de sangue pobre em oxigênio em alguns órgãos e causa dores ou desconfortos na região do fígado (lado direito do abdômen) ou no baço (no lado esquerdo). “Uma maneira bem eficaz de diminuir e até acabar com as dores é intensificar a respiração, insistindo em numerosas, fortes e prolongadas expirações, o que faz o corredor se conhecer melhor em atividade, proporcionando o conhecimento da respiração ideal”, explica Albuquerque.
A ideia principal do texto é?
a) informar os tipos de dores que temos durante uma corrida.
b) informar as dores que sentimos durante uma corrida.
c) esclarecer os sintomas, causas e cura da dor desviada.
d) esclarecer os métodos de dores que sentimos durante uma corrida.
Respostas
quetao b) informar as dores
A ideia principal do texto é esclarecer os sintomas, causas e cura da dor desviada. Portanto, a letra "c" é a correta.
A dor desviada na prática de esportes
Quando o esporte envolve um grande esforço aeróbio, como a corrida, é muito comum aparecem dores das mais variadas, afinal, são atividades que exigem do organismo não só quantidades maiores de energia, como um trabalho mais intensificado dos órgãos.
Desse modo, percebe-se que os corredores apresentam uma dor aguda chamada, entre outros termos, de dor desviada, que surge subitamente abaixo das costelas.
Trata-se de uma dor proveniente da circulação sanguínea, que apesar de aumentar, o sangue apresenta pouco oxigênio, o que acaba por gerar a dor em alguns órgãos. Tanto que a dor passa ao estimular a maior oxigenação do sangue.
Continue estudando sobre esportes em: https://brainly.com.br/tarefa/23042913
#SPJ2