Thomas Hobbes é um pensador político contratualista. Isso significa que ele pode ser incluído na rica tradição da filosofia política que floresceu entre o século XVI e o XVIII, que reivindicava que a origem do Estado e/ou da sociedade civil (nesta tradição os dois conceitos se equivalem) residiria num contrato estabelecido pelos homens entre si, que poria fim ao estado de natureza. Contudo, a concepção hobbesiana do contrato distingue-se profundamente dos demais contratualistas. Com relação aos principais elementos da concepção contratualista de Hobbes, é correto afirmar que. *
20 pontos
a) o estado de natureza é uma condição de liberdade e sua superação através do contrato visa instaurar o controle social sobre o direito de propriedade.
b) o estado de natureza é a condição autêntica do homem antes de sua corrupção pelo contrato que estabelece a artificialidade do Estado na regulação do intercâmbio social entre os homens.
c) o estado de natureza é marcado pela presença de alguns direitos naturais e o contrato visa estabelecer um pacto consentimento que cria o Estado para preservar e consolidar os direitos que os homens já possuíam anteriormente.
d) o estado de natureza é uma condição de paz relativa, concórdia e harmonia entre os homens e sua superação através do contrato que institui o Estado visa apenas assegurar juridicamente a defesa da propriedade e a proteção da nação contra as ameaças externas
e) o estado de natureza é concebido como uma condição permanente de guerra de todos contra todos e sua superação só pode ocorrer através do estabelecimento de um contrato firmado por aqueles que vão se tornar súditos, que transfere integralmente o poder para a figura do soberano.
Respostas
A alternativa B está correta.
Para Hobbes a paz só é possível quando a liberdade fosse reunida por todos os indivíduos, fato que ele define como a liberdade total.
Locke em suas teorias foi de acordo ao Estado Democrático, por outro lado, Thomas Hobbes vai de encontro a uma perspectiva totalitária.
Para Rousseau, a educação partia do estado da natureza, ou seja, ele ligava o desenvolvimento da pessoa aos costumes dos indivíduos, e, as semelhanças do homem com outros, onde o meio influencia diretamente nessa formação, sendo o motivo da importância do ato de educar e transformar.
=
A Úúnica alternativa correta é a letra E
!
Estou bem decepcionada com essa revisão do Brainly, a primeira pessoa que respondeu a pergunta teve a resposta verificada por especialistas, que está marcada como a corretíssima, mas está errada sim! Não é a letra B! Mas sim a alternativa E!