Explique como funciona esse método de separação de misturas e de que forma ele prejudica o Meio Ambiente
Respostas
Resposta:
A destilação fracionada (neste caso em particular, do petróleo) é um processo de separação de misturas que ocorre laboratorial e industrialmente, sendo utilizados na produção de destilados, separação de misturas homogêneas, destilação dos gases atmosféricos e em muitos outros processos.
Este método de separação de misturas é indicado quando temos um sistema homogêneo, em estado líquido, quando os componentes são solúveis entre si e existe diferença considerável entre as suas temperaturas de ebulição.
A mistura é então submetida à aquecimento, e, conforme os seus componentes vão atingindo o seu ponto de ebulição, eles evaporam, e são condensados em suas saídas, que diferem de altura de acordo com a sua própria temperatura de condensação (que, numericamente, é igual à de ebulição). Assim, conforme for se aquecendo a amostra, os componentes irão sendo obtidos, até que reste o de maior ponto de ebulição, que será sempre o último.
Os impactos relacionados a este método estão associados aos subprodutos e produtos diretos do processo em si, que são a liberação de calor, poluição (gases do efeito estufa, NOx e SOx, que são compostos nitrogenados e sulfurados que levam à formação de ácidos nas nuvens) e o consumo excessivo de energia e água, necessários respectivamente no processo de aquecimento e condensação dos materiais envolvidos.