A presença de javalis nas florestas brasileiras pode prejudicar algumas cadeias alimentares? Por favor explique sua resposta .
Respostas
Explicação: O javali está presente no Brasil desde os primeiros anos após a chegada dos portugueses. Sua caça foi liberada e regulamentada em janeiro de 2013 por uma Instrução Normativa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis que visa ao controle e manejo desses animais, considerados nocivos às espécies silvestres nativas, aos seres humanos, ao meio ambiente, à agricultura, à pecuária e à saúde pública. Essa instrução emergiu dos riscos sanitários – e econômicos – que o javali traz para a produção de carne suína nacional, já que o animal pode ser vetor de doenças para os porcos domésticos, colocando em risco um dos maiores mercados de exportação do país. A distribuição do javali no território brasileiro já abrange as regiões Sul, sobretudo o Rio Grande do Sul, e Centro-oeste, mais especificamente o Pantanal, onde é chamado de porco-monteiro, além de São Paulo, onde está presente em grande parte do noroeste do estado. Desde 2006, tem sido registrado em uma área considerada insubstituível para conservação da biodiversidade mundial, a serra da Mantiqueira, que se estende pelos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e onde nossa equipe tem conduzido estudos ecológicos para entender melhor a relação do javali com esse ambiente tão importante.
Resposta: Sim
Explicação: Os Javalis não são nativos do Brasil. Sendo assim, todo animal exótico possui o potencial de causar problema na cadeia alimentar. Ex: Se alimentar do mesmo alimento que os animais brasileiros, causando competição e muitas vezes o animal nativo sai prejudicado. Além disso, é muito comum a ausência de predadores naturais faz com que esses animais se reproduzam de forma exagerada e ser prejudicial para os demais animais nativos da região.↑↑←→⊕㏒㏑
.