A pecuária contribuiu decisivamente na expansão territorial da América portuguesa, dentre os fatores que levaram a este processo está a (o):
criação da mula de carga, utilizada para o transporte das mercadorias coloniais.
eterno projeto da corte portuguesa em aumentar o seu território.
proibição desta atividade econômica no litoral.
substituição da pecuária extensiva pela intensiva.
ME AJUDEE
Respostas
Resposta:
A proibição desta atividade econômica no litoral.
Explicação:
No início da colonização, o maior valor do gado era como tração animal para os engenhos de cana-de-açúcar, a primeira monocultura brasileira que se expandiu ao longo do litoral nordestino. Com o passar do tempo, o aumento do rebanho gerou um problema para os plantadores de cana, pois o gado ocupava um espaço que era originalmente reservado às valiosas plantações de cana-de-açúcar. Isso fez com que a Coroa Portuguesa emitisse um decreto que proibia a criação de gado em uma faixa de terra de 80 km, da costa até o interior .
A partir daí, o gado se tornou um meio de expansão de novas áreas e penetração em regiões interioranas das Capitanias Hereditárias da época. O gado adentrou o sertão e espalhou-se pela região do Rio São Francisco, alcançando os Rios Tocantins e Araguaia, chegando às terras onde hoje se encontram os estados de Minas Gerais, Goiás, Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. Esse último estado se transformou, naquela época, no principal centro de pecuária bovina do Nordeste, responsável pelo abastecimento dos centros urbanos do litoral.