"As pessoas acham que matemática é trabalhar com números, mas na verdade é trabalhar com padrões". "Conseguimos calcular epidemias porque elas, em todos os lugares, seguem um padrão matemático semelhante, chamado de curva epidêmica." Vítor Sudbrack, UNESP Descreva a importância dessa curva epidêmica nessa situação de pandemia e sua ligação com o isolamento social que vivemos hoje.
Respostas
Desde que a pandemia do novo coronavírus explodiu no mundo, matemáticos vêm tentando prever como será o crescimento de pessoas infectadas pela doença de acordo com o tempo.
Como o coronavírus tem uma transmissão semelhante a do influenza, epidemiologistas que já haviam estudado esse tipo de propagação concluíram que o número de infectados cresce exponencialmente.
Por exemplo, uma pessoa infecta 5 pessoas e essas 5 pessoas infectam cada uma delas mais 5 pessoas. No fim teríamos um total de infectados de 5 x 5 = 5² infectados, uma quantidade que é representada por uma potência. Para situações mais gerais, o calculo seria feito com uma função exponencial, que é a função cuja lei de formação possui uma potência.
Podemos, a grosso modo, prever a quantidade de infectados através de uma função exponencial.
Onde
I (t) = número de infectados após um tempo t.
x = quantidade inicial de pessoas infectadas.
p = quantidade de pessoas que cada doente infecta.
t = tempo (medido normalmente em dias ou meses).
Essa previsão depende de vários fatores e os números para cada variável podem mudar de acordo com as medidas de prevenção adotadas por cada cidade, país, etc.
A importância da curva está na prevenção de um colapso no sistema de saúde. Acredita-se que é inevitável que as pessoas adquiram o coronavirus, porém as medidas de prevenção impedem que toda a população pegue o vírus ao mesmo tempo, achatar a curva significa diminuir a quantidade de infectados e aumentar o tempo de decrescimento da função.
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/25839448