John Standish morrera durante uma noite chuvosa, logo após ter o seu próprio corpo incendiado, ao acionar o gatilho e atirar contra o Lord Blackwood. Ao deter esse assassino com fama de poderoso feiticeiro, o detetive expõe-lhe as suas hipóteses para o episódio.
Holmes - [...] A morte de Standish foi um verdadeiro mistério... Até você utilizar o mesmo composto para explodir o cais. Um líquido inodoro, insípido, inflamável. Mas ele queimava com um tom rosado incomum. Standish o confundiu com a chuva ao entrar no templo? Foi só uma faísca... Uma bala adulterada na arma dele. Engenhoso.
Sherlock Holmes (Warner Bros, 2009).
As hipóteses de Sherlock Holmes para os crimes planejados por Blackwood se basearam nos materiais e nas substâncias encontrados no laboratório clandestino de Reordon, o pigmeu ruivo, que trabalhava para o vilão da estória. Dentre eles, no local havia: água, um líquido combustível inodoro, sulfato de amônio, ácido fosfórico, formol, potássio e magnésio.
Quimicamente, uma dessas hipóteses ganharia sustentação, caso se considerasse que o líquido usado fosse umaLeitura Avançada
a) mistura contendo o combustível inodoro e íons de um metal alcalino.
b) mistura (1:1:8) entre o combustível inodoro, o ácido fosfórico e o formol.
c) solução aquosa contendo pedaços grandes de potássio.
d) solução saturada de sulfato de amônio.
e) mistura entre sulfato de amônio e magnésio.
Respostas
Ao analisar as possibilidades, foi possível levantar algumas hipóteses para o ocorrido.
Provavelmente o líquido utilizado é uma mistura de álcool (etanol ou propanol) em água em torno de 50 a 60%. Isso porque hidrocarbonetos líquidos (acima de 5 carbonos)possuem um forte odor e não são miscíveis com água.
Logo o mais provável é que seja um álcool de cadeia curta, pois álcoois superiores apresentam baixa solubilidade em água também.
Um íon que apresenta coloração vermelha no teste da chama deve ter sido adicionado à solução inflamável para que a coloração da chama mudasse.
Os metais que queimados em um chama apresentam coloração vermelha, que poderia se tornar rosa em uma solução diluída ou em conjunto com outros íons, são:
Lítio
Cálcio
Mercúrio
Estrôncio
Íons desse metais em solução iriam tornar a chama avermelhada-rosada. É mais provável que sejam os íons Li+ ou Ca2+.
O Potássio exibe uma coloração lilás no teste da chama e o magnésio uma coloração branca. É possível que se obtenha uma coloração mais clara em relação ao lilás ao misturar-se esses dois íons.
Entretanto não se tornaria rosa com a adição de branco, mas um roxo bem claro.
Por isso é mais provável que o íon seja um que queime com a cor vermelha.
As outras substâncias citadas podem ter sido utilizadas para sintetizar algum composto nitrogenado para fabricação de explosivos, como KNO3 ou HNO3.
Além disso, analisando as alternativas, temos:
a) mistura contendo o combustível inodoro e íons de um metal alcalino.
Alternativa correta. O lítio é um metal alcalino e se encaixa na nossa hipótese
b) mistura (1:1:8) entre o combustível inodoro, o ácido fosfórico e o formol.
Essa mistura pode formar um polímero, o poliacetal, que é um sólido cristalino branco.
c) solução aquosa contendo pedaços grandes de potássio.
Não é uma solução inflamável. A reação de potássio metálico com água é uma reação violenta e libera H2, que é explosivo. Não parece factível que essa seja a solução utilizada no problema se levarmos em conta o tamanho dos pedaços de potássio.
d) solução saturada de sulfato de amônio.
Não é uma solução inflamável
e) mistura entre sulfato de amônio e magnésio.
Essa é uma mistura entre dois sólidos. Não pode ser o nosso líquido inflamável.